27/12
2012
Foi realizado na última sexta-feira (21) em Petrolina, 8h, o 1º Seminário de Sustentabilidade em Perímetros Comunitários. A iniciativa da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (Sara) tem como objetivo apresentar a experiência de sucesso do Distrito de Irrigação Comunitário – Muquém, Porto de Palha e Pedra Grande (Dimp). O sistema foi entregue recentemente pelo governador Eduardo Campos.
O Programa Irrigação para Todos, considerado um novo modelo de inclusão produtiva, está sendo estendido para outros municípios pernambucanos, a exemplo de Pesqueira, Verdejante, Sertânia, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. Nos municípios contemplados, o projeto ocupará 2 mil hectares, beneficiando mil famílias e gerando 4 mil empregos diretos. O investimento total será de R$ 25,2 milhões. A produção dos perímetros é destinada aos mercados governamentais, por meio de programas como o PAA, Pnae e merenda escolar.
O evento será realizado na sede do Dimp e contará com cinco painéis: Irrigação Comunitária, Modelo de Gestão com Sustentabilidade, Assistência Técnica para Irrigação Comunitária, Consórcio Lavoura Pecuária e Preservação da Caatinga. Os participantes também farão visitas às áreas em produção do distrito.
Entre os palestrantes estão o secretário Ranilson Ramos, o engenheiro agrônomo e consultor Érico Cavalcanti, o técnico do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) Carlos Possídio, o médico veterinário da SARA, Paulo Nogueira, e os representantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Cemafauna Caatinga (Univasf), Fábio Walker e Gabriela Félix.
Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco