ENTOMOFAUNA
12/04
2014
Pheles caatingensis, espécie borboleta descoberta durante as atividades de monitoramento de fauna do PISF, agora é reconhecida pela comunidade científica.
Em parceria com o especialista Curtis Callaghan, foi descrita a nova espécie de borboleta que, até o momento, só foi encontrada associada a cursos d´água da Caatinga.
A artigo "A new species of Pheles Herrich–Schaeffer from Northeast Brazil (Lepidoptera, Riodinidae)" foi publicado no periódico internacional Zootaxa. Neste, constam a descrição de Pheles caatingensis Callaghan & Nobre, 2014, dados sobre sua distribuição geográfica, relações miméticas com outras espécies de insetos e possíveis ameaças às suas populações.
Contato: cebnobre@gmail.com
Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco