23/12
2014
Cuidados e prevenção dos perigos da fauna na área de segurança aeroportuária foram o tema abordado na reunião que aconteceu na manhã da última sexta-feira, 19, no auditório do Aeroporto Senador Nilo Coelho em Petrolina. Representantes do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA CAATINGA) participaram com palestra sobre as ações realizadas pela instituição.
Fazendo parte da Comissão de Gerenciamento dos Riscos da Fauna (CGRF) da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), o CEMAFAUNA CAATINGA participou da IV reunião ordinária da CGRF com a presença do seu administrador, Fábio Teixeira e a palestra da médica veterinária, Gabriela Félix, abordando a missão, as ações realizadas em prol da conservação do bioma caatinga nas áreas de influência do Projeto de Integração do São Francisco e toda a estrutura que o centro possui.
Para o superintendente da INFRAERO em Petrolina, Rodrigo Siebra, a existência do CEMAFAUNA na região é algo de uma importância indescritível e comentou ainda de um termo de cooperação que poderá ser efetivado entre as instituições, já que o Aeroporto enfrenta problemas quanto a prevenção de acidentes com aves e outros animais silvestres que incidem no pátio de voo, o que muitas vezes ocasiona a morte ou ferimento de muitos deles. "O trabalho que é desenvolvido pelo CEMAFAUNA é fantástico e nos deixa com os olhos brilhando. Nós vamos trabalhar para efetivar o termo de cooperação que está como prioridade da nossa gestão de meio ambiente para 2015 e contaremos com a experiência do Centro para nos auxiliar no manejo com a fauna na área de segurança do aeroporto”, afirmou.
Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNANossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco