09/01
2015
Na manhã desta quinta-feira, 08, a equipe do Centro de Conservação e Manejo da Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA CAATINGA) teve a sensação de dever cumprido ao acompanhar mais uma missão de soltura de animais silvestres reabilitados na instituição. Dessa vez, o local escolhido para ser a nova morada de três guaxinins e 20 jabutis foi o Parque Estadual das Sete Passagens em Miguel Calmon - BA, que conta com uma área de 2.821 hectares de muita beleza e abastado bioma da caatinga e um remanescente de mata atlântica.
Durante a ação estiveram presentes, além do supervisor técnico-administrativo, Fábio Teixeira, a médica veterinária, Adriana Quirino, ambos do CEMAFAUNA, o biólogo Yure Valença, e o engenheiro florestal Josemário Matos, da unidade regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) em Juazeiro-BA (responsável por gerir a unidade de conservação escolhida), órgão fiscalizador estadual que viabiliza o habitat adequado e autoriza a operação de soltura.
De acordo com Josemário, a parceria desenvolvida entre o CEMAFAUNA e o INEMA já rendeu mais de 10 solturas de diversas espécies resgatadas ao longo da obra do Projeto de Integração do São Francisco no estado da Bahia, já que sua estrutura de triagem encontra-se instalada em Salvador. "Em contato com a veterinária Adriana que se mostrou bastante receptiva nós estabelecemos essa parceria e graças a isso já devolvemos para a natureza muitos jabutis, guaxinins, jandaias, papagaios e outros animais da fauna da caatinga", afirma.
O gestor do Parque Estadual das Sete Passagens, José Manuel Pereira falou da satisfação em receber os animais advindos dos cuidados do CEMAFAUNA. "Um dos papeis de unidades de conservação e proteção integral é também esse tipo de soltura, e quando essa demanda vem de uma instituição na qual existe um centro de triagem de animal silvestre temos a garantia de que esses animais não trarão nenhuma doença, nenhum risco de contaminação para a fauna já habitante do parque", disse.
Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNANossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco