CEMAFAUNA realiza soltura de animais em Miguel Calmon-BA

Na manhã desta quinta-feira, 08, a equipe do Centro de Conservação e Manejo da Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA CAATINGA) teve a sensação de dever cumprido ao acompanhar mais uma missão de soltura de animais silvestres reabilitados na instituição. Dessa vez, o local escolhido para ser a nova morada de três guaxinins e 20 jabutis foi o Parque Estadual das Sete Passagens em Miguel Calmon - BA, que conta com uma área de 2.821 hectares de muita beleza e abastado bioma da caatinga e um remanescente de mata atlântica.

Durante a ação estiveram presentes, além do supervisor técnico-administrativo, Fábio Teixeira, a médica veterinária, Adriana Quirino, ambos do CEMAFAUNA, o biólogo Yure Valença, e o engenheiro florestal Josemário Matos, da unidade regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) em Juazeiro-BA (responsável por gerir a unidade de conservação escolhida), órgão fiscalizador estadual que viabiliza o habitat adequado e autoriza a operação de soltura.

De acordo com Josemário, a parceria desenvolvida entre o CEMAFAUNA e o INEMA já rendeu mais de 10 solturas de diversas espécies resgatadas ao longo da obra do Projeto de Integração do São Francisco no estado da Bahia, já que sua estrutura de triagem encontra-se instalada em Salvador. "Em contato com a veterinária Adriana que se mostrou bastante receptiva nós estabelecemos essa parceria e graças a isso já devolvemos para a natureza muitos jabutis, guaxinins, jandaias, papagaios e outros animais da fauna da caatinga", afirma.

O gestor do Parque Estadual das Sete Passagens, José Manuel Pereira falou da satisfação em receber os animais  advindos dos cuidados do CEMAFAUNA. "Um dos papeis de unidades de conservação e proteção integral é também esse tipo de soltura, e quando essa demanda vem de uma instituição na qual existe um centro de triagem de animal silvestre temos a garantia de que esses animais não trarão nenhuma doença, nenhum risco de contaminação para a fauna já habitante do parque", disse.

Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNA

São 12 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.