Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

19/01
2015

CEMAFAUNA recebe estudantes do campus da UNEB de Paulo Afonso-BA

Na manhã desta segunda, 19, o Centro de Manejo e Conservação de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA CAATINGA) recebeu 16 estudantes de diversos períodos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VIII em Paulo Afonso/BA, que conheceram toda a estrutura e atividades desenvolvidas. A iniciativa faz parte da disciplina "Animais peçonhentos" ministrada, pela primeira vez na universidade, pela professora Kilma Manso.

            Os estudantes cursam entre o 4º e 8º período do curso de Ciências Biológicas da UNEB e a aula prática sobre animais peçonhentos foi solicitada pela professora Kilma, que já conhecia como referência o trabalho desenvolvido pelo Centro. A visita foi acompanhada pela médica veterinária Gabriela Félix e a estagiária Kaline Batista que mostraram cada uma das estruturas de laboratórios em suas diversas especialidades, o Museu de Fauna e também as serpentes peçonhentas e não peçonhentas que constam no serpentário como as salamantas, cascavéis e jibóias.

             "Somos já parceiros em alguns projetos, e pela primeira vez estou trazendo os alunos para proporcionar uma abertura de horizontes, para essa vivência prática dos profissionais que trabalham com conservação de fauna", afirmou a professora Kilma. A docente ainda destacou a importância do Centro para a fauna da caatinga. "Parabenizo o trabalho desenvolvido pelo CEMAFAUNA, mais uma vez percebemos todo o esforço dos profissionais em proporcionar o bem-estar e recuperação dos animais para soltura. Isso tudo é muito válido!", disse.

            Para a estudante do 7º período, Suéli Gama, a oportunidade de ter essa aula prática além dos muros da universidade é bastante enriquecedora. "É  sempre válido visitarmos lugares como o CEMAFAUNA até porque nós estamos nos familiarizando com esse ambiente na universidade. Futuramente eu quero trabalhar com serpentes, na área de herpetologia e hoje, com certeza, foi enriquecedor não somente para mim, mas para todos nós!", celebra.

            A médica veterinária Gabriela Félix ressaltou o quão fundamental é para o CEMAFAUNA que cada vez mais seja divulgada a sua missão, para assim haver mais consciência sobre a importância da conservação do meio ambiente.

Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNA
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.

Conheça nossos resultados!

São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores. 

Já visitou a nossa loja?

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco