Estagiários do CEMAFAUNA concluem curso de exame ultrassonográfico veterinário

Durante os dias 26 e 29 desse mês os estagiários do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA CAATINGA) tiveram a oportunidade de majorar o conhecimento teórico e prático adquirido ao longo da graduação, através do curso de Exame Ultrassonográfico Veterinário promovido pela Instituição, ministrado pela médica veterinária Lilian Kamikawa.

No total, foram 24 horas de curso onde foram abordadas as bases bases físicas do fígado e vias biliares, rins e trato gastrointestinal, sistema repr dutivo masculino e feminino, pâncreas, baço e adrenais e ultrassom doppler de animais das espécimes dos felinos, caninos, felídeos, canídeos e primatas.  Os estudantes também tiveram orientações sobre qual técnica utilizar, como regular o aparelho e as alterações que podem ser vistas durante o exame. "O curso tem como objetivo capacitar os alunos para que possam distinguir a morfofisiologia animal e quando das alterações e doenças", afirmou.

Para o estagiário Pablo Hosanah o curso foi bastante proveitoso. "Considero relevante a iniciativa da coordenação do Cemafauna em ofertar um curso dessa natureza,  para se aprender algo requer iniciativa,  e trazer o curso até o aluno o incentiva a buscar novos aprendizados", disse.

Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNA

São 12 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.