10/02
2015
Quatro filhotes e um animal adulto da espécie Tyto furcata, conhecidos como corujas de igreja, foram encaminhados, na manhã de hoje, 10, pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga).
O dono de uma residência, na cidade de Juazeiro/BA, encontrou o ninho com os filhotes, capturou a progenitora e os entregou de forma voluntária ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) que os encaminhou ao Inema e por último ao Cemafauna. A entrega voluntária de animais silvestres como está previsto no Artigo 24, parágrafo 5, do Decreto nº 6514/08 do Governo Federal, não acarreta notificações e multas ao infrator, e o processo é encerrado.
Essa espécie geralmente é associada às crendices populares como um animal que traz mau agouro, azar e prenúncios de morte, o que leva muitas pessoas a matar ou destruir ninhos. A médica veterinária Gabriela Felix faz um apelo à comunidade. "Não há nenhum fundamento nessas lendas difundidas ao longo dos anos. Os animais não podem ser simplesmente retirados do local porque isso prejudica o desenvolvimento deles. Os filhotes agora serão criados sem a mãe, já que, devido ao estresse causado pela captura, costuma abandoná-los.", afirmou. Ainda segundo a veterinária, se os filhotes sobreviverem correm o risco de ficarem muito mansos, o que prejudica a reinserção deles na natureza.
Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNANossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco