Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

06/03
2015

Cemafauna recebe veado-catingueiro apreendido pelo IBAMA em São Raimundo Nonato

Na última terça-feira, 03, chegou nas instalações do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), um dos 38 programas básicos ambientais do Projeto de Integração do São Francisco (PISF) com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional promovido pelo Ministério da Integração Nacional,  uma jovem fêmea da espécie Mazama gouazoubira, conhecida popularmente como veado-catingueiro.

            O animal foi apreendido pelo IBAMA em uma fazenda da cidade de São Raimundo Nonato-PI, encaminhado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara onde ficou sob os cuidados da pesquisadora Niède Guidon da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) até chegar em Petrolina, no sertão pernambucano, onde há a estrutura para receber animais, reabilitá-los e devolvê-los à natureza.

            De acordo com a médica veterinária Gabriela Felix, o indivíduo aparenta quadro clínico normal e por ter sido criado entre humanos é bastante dócil, o que dificulta sua reintrodução à natureza, tornando-o uma presa muito vulnerável tanto de caçadores como de outros animais. "Provavelmente a mãe foi morta e ela foi encontrada ainda bebê pelo pessoal da fazenda. Não temos previsão de como será a readaptação, mas caso não possa mais voltar à vida selvagem ela será encaminhada para alguma instituição de conservação de fauna ou pesquisa", afirma.

 

Curiosidades sobre o veado-catingueiro

É uma espécie que habita quase todo o Brasil, sendo a mais abundante entre os cervídeos brasileiros, ocupando savanas, campos, florestas e caatingas. No entanto, no bioma caatinga está se tornando um animal raro e sua coloração é mais opaca para camuflagem. Seus hábitos são diurnos e quando adulto se alimenta de vegetais e frutos onde a pastagem é menos farta.

Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNA
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.

Conheça nossos resultados!

São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores. 

Já visitou a nossa loja?

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco