13/04
2015
Na sexta-feira, 10, dois professores pesquisadores e um cinegrafista da França conheceram o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga). Cathérine Lejolover, Régis Triollet e Matthieu Perdoncin, todos ligados ao Ministério da Agricultura francês, chegaram na região na segunda-feira, 6. Visitaram as cidades de Uauá, Sobradinho, Curaçá, Casa Nova na Bahia e Petrolina em Pernambuco. Acompanhados pelo coordenador do Centro, professor Luiz Cezar Pereira, os franceses puderam conhecer tanto o trabalho desenvolvido pelo Cemafauna como também a importância do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).
O intuito da visita, além da produção de dois documentários sobre gestão do uso da água e a produção agrícola sustentável, foi também a realização de uma parceria para a realização de estágios de 10 estudantes franceses, no mês de junho, em instituições como a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Cemafauna e Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD), os dois últimos ligados a Universidade Federal do Vale do São Francisco. Esses dez estudantes estarão voltados para o aprendizado em tratamento de água, piscicultura, conservação da natureza, todos com um tema em comum, a água. A iniciativa é apoiada pela Pró-reitoria de Extensão e a Assessoria de Relações Internacionais da Univasf.
"Viemos para compreender o grande projeto da Integração do Rio São Francisco e estamos muito surpresos com a riqueza do trabalho desenvolvido. Pensávamos que iríamos conhecer um zoológico, mas estamos dentro de um grande centro de pesquisas com diferentes especialidades e com um programa extraordinário!", disse Lejolover.
Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNANossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco