22/04
2015
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) inaugurará na próxima terça-feira, 28, às 16h no Museu de Fauna a exposição 'Caatinga Viva' em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga. São 40 fotografias de autoria de analistas ambientais e mateiros do Centro, realizadas durante suas atividades de campo em cidades com áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A mostra segue até o dia 15 de maio desse ano.
"A escolha das fotos partiu não só de questões técnicas como foco, nitidez ou exposição, mas também do que elas tinham a nos dizer sobre a Caatinga", afirma uma das curadoras e servidora do Cemafauna, Kathianne Souza, com formação em Artes Visuais. As imagens retratam a beleza e diversidade existentes no bioma, a vida que habita os mais diversos lugares de municípios dos estados inseridos na atuação do PISF - Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba - com paisagens, belos crepúsculos, além de animais que compõem a rica fauna da Caatinga. Borboletas, libélulas, corujas, beija-flores, cachorros-do-mato, jacarés, saruês e iguanas das mais variadas espécies compõem a mostra.
Dia Nacional da Caatinga
A Caatinga é um bioma unicamente brasileiro que ocupa uma área de 895 mil quilômetros quadrados em parte dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Sergipe, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Minas Gerais.
Por meio de decreto presidencial em 2003 foi instituído o dia 28 de abril como Dia Nacional da Caatinga, visto que essa era a data de nascimento do professor, engenheiro agrônomo e ecólogo pernambucano Vasconcelos Sobrinho, pioneiro na área dos estudos ambientais no Brasil e considerado uma das maiores autoridades em ecologia da América Latina. Foi ele também quem criou e assumiu a direção por muitos anos do Jardim Zoobotânico de Dois Irmãos, atual Parque de Dois Irmãos em Recife-PE.
Outras informações
Cemafauna Caatinga
(87) 2101-4818
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco.
www.cemafauna.univasf.edu.br
www.facebook.com/cemafauna
Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNA
Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco