29/04
2015
Em ritmo do tradicional forró do sertão nordestino, a exposição fotográfica 'Caatinga Viva' em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga teve sua abertura na tarde de ontem, no hall do Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), com um coquetel de lançamento contando com a presença de analistas ambientais e auxiliares de campo, além de autoridades locais como o Vice-reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, professor Telio Nobre Leite.
Durante a ocasião, era visível o sentimento de admiração dos que compareceram para ver as 40 imagens, que fazem um belo registro da riqueza da mata branca brasileira, a caatinga, bioma que está presente em 10 estados do país, tiradas por analistas ambientais e mateiros durante trabalhos suas atividades em campo em cidades com áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) . Para o mateiro Everaldo Carvalho, que teve sua fotografia 'Esquadrão do mel' fazendo parte da mostra, a sensação é maravilhosa. "É a primeira vez que tenho uma foto minha publicada numa exposição e pra mim é sensacional porque não imaginei que minha foto seria exposta. É um grande prazer fazer parte do Cemafauna!", disse.
"É com imenso prazer que recebemos todos aqui para prestigiar esse momento em que celebramos o Dia Nacional da Caatinga e todo o trabalho desenvolvido ao longo desses seis anos de atuação do Cemafauna. O sentimento que nutrimos por esse bioma é especial e por isso lutamos por sua preservação, cada dia mais atentos no cuidado com sua rica fauna", celebra a coordenadora do Cemafauna e também curadora da exposição, professora Patricia Nicola.
Além de poder conferir a mostra quem vier visitar o Museu de Fauna também vai conhecer um pouco mais sobre os animais que habitam a caatinga e se surpreenderá com a riqueza que se mostra com animais como saruês, tamanduás-mirins, carcará, guaxinins, corujas-de-igreja, capivaras, diversas espécies de insetos, aves e outros mamíferos, alguns endêmicos da fauna do bioma. "Como sempre as ações do Cemafauna são muito caprichosas e me impressionam. Hoje eu trouxe meus filhos para conhecerem não somente o espaço, mas sim o que faz caatinga já que estamos comemorando o seu dia. Saio daqui muito entusiasmado em viver, morar e trabalhar junto a esse bioma", afirma o vice-reitor da Univasf, professor Telio Nobre Leite.
A mostra segue até dia 15 de maio e a entrada é gratuita. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h; sábado das 8h às 12h. Outras informações pelo site www.cemafauna.univasf.edu.br, pelo e-mail cemafauna@univasf.edu.br ou ainda pelo telefone (87) 2101-4818.
Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNANossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco