Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

14/05
2015

Cemafauna participa da operação FPI do Ministério Público da Bahia

Desde o dia 04 até esta quinta-feira, 14, veterinários do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) acompanharam o programa "Fiscalização Preventiva Integrada" organizado pelo Ministério Público da Bahia em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Polícia Federal, entre outros parceiros. A iniciativa existe há 12 anos e tem como principal objetivo a conscientização ambiental e o bem-estar dos animais.  

            A base da operação montada no município de Irecê-BA recebeu mais de mil animais silvestres que estavam sendo criados ilegalmente em residências ou em cativeiros de cidades nos arredores como Mulungu, Xique-Xique e Segredo, onde a operação atuou durante os 10 dias. Desse total, cerca de 500 animais foram devolvidos à natureza e os demais encaminhados ao Cemafauna por apresentarem condições debilitadas de saúde. "Como essa operação faz o resgate nas casas de pessoas não autorizadas para criação, muitos animais não recebem os cuidados que deveriam e acabam ficando desnutridos, bem abaixo do peso, com lesões, dificuldades de locomoção, deformidade nos membros e até cegos", observa a médica veterinária Geiza Rodrigues, analista ambiental do Cemafauna.

   Todos os animais já estão sob os cuidados dos profissionais especializados no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Cemafauna para receberem alimentação correta, vermifugação já que "muitos se encontravam em condições irregulares de higiene e posteriormente, já apresentando estado completo de reabilitação serão devolvidos para a natureza", afirma o médico veterinário Fabrício Silva. 

Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNA
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.

Conheça nossos resultados!

São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores. 

Já visitou a nossa loja?

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco