23/05
2015
Foram cinco dias em que os 14 participantes aproveitaram o máximo dos conhecimentos passados pelos ministrantes do curso de de Sistema de Informações Geográficas aplicado ao Meio Ambiente, com carga horária de 20 horas, oferecido pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga). O curso aconteceu entre os dias 18 e 22 deste mês no auditório do Museu de Fauna da Caatinga.
A iniciativa foi uma proposta do Cemafauna em parceria com o Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina. De acordo com os ministrantes Ricardo Ramos e Viviane Amorim, ambos analistas ambientais do Centro, a capacitação tinha a avaliação do meio ambiente e recursos naturais a partir de bases de dados georreferenciados como ênfase. "Acreditamos que os participantes conseguiram assimilar os conhecimentos apresentados durante o decorrer do curso e estão aptos a aplicá-los para o uso da ferramenta do Sistema de Informação Geográfica nas diferentes áreas em que atuam", afirma Viviane.
Para Andreina de Carvalho, mestranda em Ciências Veterinárias no Semiárido, o curso ampliou ainda mais as possibilidades de uso da ferramenta na área em que atua. "Durante esses dias eu fui aprimorando meus conhecimentos e vi que essa ferramenta pode ser utilizada em diversas áreas, até mesmo na minha que é saúde pública, mais especificamente, epidemiologia", disse.
Segundo os coordenadores do Cemafauna há expectativa para uma segunda turma do curso no segundo semestre desse ano.
Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNANossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco