28/05
2015
Conceitos e aplicações de Genética de Populações e Sistemática Molecular - esse foi o enfoque do curso promovido pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) durante os dias 14 a 22 desse mês, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
No total, foram 65 horas em que os 12 participantes puderam aprimorar mais os conhecimentos relacionados a fluxo da informação genética intra e interpopulacional, bases de sistemática filogenética, mapeamento da evolução de caracteres entre linhagens, métodos de distância e cladísticos para reconstrução filogenética, entre outros. Todos esses temas foram trabalhados na teoria e na prática através do uso de ferramentas digitais.
Segundo um dos ministrantes, Santelmo Vasconcelos, em geral os cursos de análise filogenética de populações não trazem a abordagem prática na qual todos têm que analisar juntos e aprender a utilizar os programas. "Nesse curso nós pretendemos fazer com que cada participante entendesse passo a passo os parâmetros para interpretar biologicamente uma análise, dependendo do modelo evolutivo, e qual a resposta que teria naquele programa", afirmou. Para a mestranda Joyce Melo o curso teve significativa importância para sua área de atuação já que trabalha com genética molecular em um dos laboratórios do Cemafauna. "Foi uma experiência muito valiosa porque proporcionou um aprendizado bastante específico com total relação ao meu cotidiano no laboratório", concluiu.
Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNANossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco