03/06
2015
Três analistas e duas estagiárias do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) participaram durante os dias 24 a 27 de maio do VIII Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros em Ouro Preto/MG. O EBEQ é um evento científico, organizado pela Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros, focado no estudo de morcegos no Brasil e que congrega atividades de pesquisa, conservação e ecopolítica dentro do tema.
Na biologia, os morcegos representam espécies-chave nos ecossistemas naturais, agrícolas e urbanos, sendo responsáveis por importantes funções e serviços ambientais como o controle de pragas (agrícolas e vetores de doenças, como a dengue), a polinização, a dispersão de sementes e o subsídio de nutrientes em cavernas.
De acordo com a analista ambiental Cibele Zanon é fundamental promover o estudo desses animais, divulgar o conhecimento científico sobre eles e integrar os estudiosos brasileiros à quiropterologia internacional. "O Cemafauna apresentou cinco resumos, em formato de banner com os mais variados temas sobre a quiropterofauna da Caatinga stricto sensu. Foram apresentados dados sobre a lista de espécies de morcegos nas áreas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF)", afirmou.
Além disso, também foram divulgados novos registros e apontamentos sobre reprodutivos das espécies registradas e abrigos artificiais utilizados pelos morcegos nas áreas sob influência do PISF.
Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNANossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco