08/06
2015
O artigo denominado "Aplicação do teste de micronúcleo em eritrócitos de Astyanax bimaculatus para análise de genotoxidade no açude Entremontes (Parnamirirm-PE)" realizado por professores e estagiários do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) foi apresentado na 4ª Reunião Brasileira de Citogenética que aconteceu durante os dias 26 a 29 de maio no Centro de Convenções do Atibaia Residence em Atibaia-SP. O artigo foi escrito por Cinthia Silva Santos, Laysla Motta, Geisa Nascimento, Ilka Fernanda Mendes Pereira sob a orientação da professora Kyria Bortoleti.
Segundo a professora do laboratório de Genética do Cemafauna e também uma das autoras do trabalho, Kyria Bortoleti, o evento é bastante apreciado no meio científico e apresentar um artigo, além de participar de minicursos e palestras é sempre uma oportunidade para majorar os conhecimentos utilizados em pesquisas científicas realizadas no Centro. " Neste evento, tivemos a oportunidade de aprimorar o nosso conhecimento e divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo nosso grupo de pesquisa, contribuindo para a difusão, compartilhamento e o acesso ao conhecimento científico na área da citogenética."
Durante a 4ª RBC, houve a apresentação de palestras, mesas redondas e conferências por palestrantes nacionais e internacionais renomados, abrangendo temas da citogenética clássica, molecular e citogenômica, com ênfase no avanço da citogenética evolutiva em diferentes grupos de organismos.
Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNANossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco