10/06
2015
Durante os dias 03 e 04 desse mês, os quatro estudantes americanos que estão no Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) através do Programa GlobalLab (Global Laboratory), parceria estabelecida entre a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e State University of New York (SUNY) em Oswego, visitaram trechos de Salgueiro-PE, o Lago de Sobradinho e as Dunas de Casa Nova-BA.
No primeiro dia, o coordenador do Cemafauna, professor Luiz Cezar Pereira, levou Andrew Randazzo, Winnie Chen, Alexandra Dolzhenko e Brianne Innusa para conhecer trechos da cidade de Salgueiro-PE que estão sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). Já no dia 04, eles foram levados até o Lago de Sobradinho-BA, principal reservatório de água da região e do qual o PISF depende para seu completo funcionamento quando todos os 477 km de canal em seus dois eixos (norte e leste) estiverem prontos em 2016, de acordo com previsão do Ministério da Integração Nacional.
"O intuito de levá-los para esses lugares foi mostrá-los a amplitude e importância do PISF, por consequência também, o motivo da nossa existência enquanto programa básico ambiental, contribuindo com ações socioambientais, resguardando o máximo possível a fauna da caatinga nas áreas sob influência do Projeto", afirmou o coordenador Luiz Cezar. A experiência agradou bastante os estudantes. “Pensei que as dunas eram a coisa mais linda que eu já vi. O lago foi perfeito para nadar e é muito bonito. Nos divertimos muito nas caminhadas em torno das dunas e gostaria de voltar algum dia”, disse Andrew Randazzo.
Eles chegaram em Petrolina no final do mês de maio, estão realizando atividades de iniciação científica no Cemafauna e no Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) até julho desse ano.
Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNANossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco