30/06
2015
Boa notícia para a cultura em nossa região: o Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina com recursos advindos da importante parceria com o Ministério da Integração Nacional, está constando, desde a manhã de ontem, 29, no Cadastro Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), órgão vinculado ao Ministério da Cultura que já conta mais de três mil instituições museológicas no Brasil.
Responsável por manter a Política Nacional de Museus (PNM), o aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos, o IBRAM também administra diretamente 29 museus no país. Com a introdução nesse cadastro, o Museu de Fauna da Caatinga além de constar na consulta online no site do Instituto, poderá também participar de editais para fomento a projetos e atividades integradas ao âmbito nacional.
Para o coordenador do Cemafauna, professor Luiz Cezar Pereira a conquista é algo a se comemorar. "É importante saber que constamos na principal fonte de informações de museus do país. Nós estamos sempre em busca de não somente preservar, também divulgar a riqueza imensurável da caatinga ainda desconhecida pela maioria da sociedade. Esse, sem dúvidas, foi mais um passo importante que galgamos a favor do bioma que resguardamos diariamente", disse.
No total, mais de sete mil pessoas já visitaram o Museu de Fauna, entre estudantes, professores, pesquisadores, servidores públicos advindos de Petrolina/PE, Juazeiro e Jaguarari/BA, e de estados como Piauí, Alagoas, Paraná, entre outros. O museu ainda conta com uma loja de produtos do CEMAFAUNA, tais como camisas, bonés, bolsas, canecas, quebra-cabeças, chaveiros, cartões postais, além de livros sobre animais da fauna brasileira.
Museu da Fauna
Entrada: gratuita
Horário e dias de funcionamento: de terça a sexta-feira das 14h as 18h e sábados das 9h as 11h. Agendamento de visitas: Visitas de grupos de no máximo 50 pessoas devem ser realizadas pelo telefone 87 2101-4821 ou ainda pelo e-mail museu.cemafauna@univasf.edu.br
Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNA
Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco