Palestra sobre Anfisbenídeos foi realizada pelo Cemafauna

Na noite da quarta-feira, 01, biólogos do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) e estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participaram da palestra "Anfisbenídeos: conhecer para preservar",  ministrada pela doutora em Biologia Animal, Maria Celeste Costa Valverde, professora titular do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA.

Durante o período da tarde a professora Maria Celeste participou, enquanto membro da banca de apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso da estagiária do Cemafauna e concluinte do curso de Ciências Biológicas da Univasf, Ana Paula Tavares, intitulado "Composição e Distribuição de Amphisbaenia em Solos do Semiárido do Nordeste do Brasil". Maria Celeste foi apresentada às estruturas do Centro e elogiou o trabalho desenvolvido.

Já a noite, a professora deu início à palestra sobre os anfisbenídeos, grupo de répteis fossoriais ao qual se dedica há mais de 10 anos em pesquisas na UEFS além de realizar oficinas para educação ambiental nas escolas da cidade de Feira de Santana-BA. De acordo com Maria Celeste, o intuito dessa palestra é proporcionar às pessoas informações básicas a respeito desse pequeno grupo de répteis fossoriais não peçonhentos, os anfisbenídeos, popularmente conhecidos como cobra-de-duas-cabeças, ou ainda cobras-cegas. "As pessoas precisam conhecer para preservar. Esses animais têm aspecto serpentiforme e são confundidos com aqueles que possuem peçonha o que leva a população a matá-los sempre que os avistam. Meu objetivo maior é a cada dia fazer com que essas informações sejam levadas corretamente com vista a conservação desse pequeno recorte dentro do grupo da biodiversidade", afirmou.

A estudante do 6º período de Ciências Biológicas e estagiária do Cemafauna, Anette Viana mencionou a importância de fazer a diferença no cenário atual com ações como a da professora. "Hoje tive a oportunidade de conhecer pessoalmente essa bióloga fascinante, que é doutora em Biologia Animal. O Brasil necessita de mais pessoas como ela que tentam fazer a diferença na realidade do ensino brasileiro", celebrou.

Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNA

São 12 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.