14/07
2015
Novidades para a cidade de Afrânio-PE. O Museu Pai Chico em Caboclo, sítio histórico localizado no município, vai disponibilizar o espaço 'Varanda sertaneja' onde poderá ser visto um papagaio taxidermizado, doado pelo Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga).
O diretor do Museu Pai Chico, Cosme Cavalcanti, celebrou a doação. "O papagaio representa muitas histórias do sertão e a varanda sertaneja agora vai ser mais um atrativo do museu com a participação popular", disse.
De acordo com o administrador do Cemafauna, Fábio Teixeira, a oportunidade de contribuir para um acervo rico de mais de 1.400 peças que conta a história de um povoado de 200 anos é gratificante. "O sítio histórico de Caboclo é um patrimônio cultural da nossa região. Essa é uma oportunidade de colaborar com a perpetuação da memória do lugar", afirma.
O papagaio que passou pelo processo de taxidermia, ou seja, técnica de preservar animais para exibi-los com a aparência de quando ainda estavam vivos, realizado pelo médico veterinário Fabrício Silva, veio a óbito nesse ano e é advindo de apreensão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) de Juazeiro-BA, órgão que também autoriza a doação.
Serviço:
O Museu Pai Chico funciona de terça a domingo, das 9h às 12h e de 14h às 17h, localiza-se na PE 635 - Km 9, Povoado de Caboclo - Estrada Afrânio/Dormentes-PE. Para horários especiais para grupos e caravanas, o telefone para agendamento é (87) 9998-3431.
Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNANossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco