30/07
2015
Durante o dia 28, terça-feira, o estudante do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e estagiário do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), Lucas Cabral participou das gravações do projeto "Rota da Tocha - Quem Se Atreve?”, por se destacar na região pela atividade de Falcoaria.
A iniciativa faz parte dos eventos dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que acontecem pela primeira vez no Brasil e pioneiramente sediado em um país latino-americano. O documentário está sendo realizado pela produtora Vetor Filmes para a marca NISSAN BRASIL, com o intuito de mostrar pessoas criativas e irreverentes que se 'atrevem' em suas atividades e moram nas cidades inseridas no percurso da Tocha Olímpica que percorrerá as cinco regiões brasileiras. Vale lembrar que a Tocha virá da cidade de Olímpia na Grécia e desembarcará em Brasília - DF.
De acordo com o produtor local, André Pessoa, o Cemafauna é referência no Nordeste já que realiza esse trabalho de reabilitação e conservação da fauna da caatinga, além de criar um know-how científico sobre a biologia da caatinga. Todo o material produzido ficará disponível numa plataforma multimídia na internet onde será possível interagir, sugerindo pessoas que possam carregar a Tocha Olímpica em sua cidade. "O Lucas é um exemplo disso, um jovem com a capacidade de inovação, principalmente por ser um 'atrevido', em função do seu trabalho com a falcoaria no Cemafauna, fazendo a diferença em sua região", afirma Pessoa.
Para Lucas Cabral a oportunidade de participar de um projeto dessa magnitude é recompensador. "Foi muito gratificante o reconhecimento do meu trabalho desenvolvido no Cemafauna. A falcoaria é uma arte que possui grande importância na reabilitação e reintrodução de aves de rapina na natureza e saber que contribuo para isso aqui em Petrolina é o que me deixa mais feliz", celebra.
Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNANossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco