27/08
2015
Na última sexta-feira, 21, o coordenador do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), professor Luiz Cezar Pereira esteve presente na cerimônia de inauguração da etapa do primeiro trecho do Projeto de Integração do Rio São Francisco que compreende a Estação de Bombeamento (EBI-1) do Eixo Norte, na cidade de Cabrobó-PE, realizada com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
Em seu discurso a presidenta Dilma falou sobre a importância da obra, que quando finalizada atenderá a cerca de 12 milhões de pessoas da região Nordeste, garantindo segurança hídrica número este que equivale as populações do Paraguai e Uruguai somadas. Além disso, a presidenta Dilma Rousseff em conversa com o reitor da Univasf Julianeli Tolentino e a coordenadora dos Programas Ambientais Elianeiva Odísio do PISF,ressaltou o trabalho realizado pela UNIVASF através do programa básico ambiental 23 que compreende o Cemafauna Caatinga e o NEMA.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades locais como o reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, professores Julianeli Tolentino Lima e Telio Nobre Leite, o assessor de Projetos Institucionais, professor Leonardo Cavalcante, e o coordenador do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) professor Renato Garcia.
Foto: Reprodução/Facebook
Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom CemafaunaNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco