Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

09/09
2015

Estagiário do Cemafauna fica em 1º lugar em competição do III Encontro Nordeste de Falcoaria

Cada dia mais conquistas alcançadas pelo estudante de medicina veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e estagiário do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), Lucas Cabral, que realiza a falcoaria para reabilitação de aves de rapina em recuperação no Centro.

Dessa vez, o falcoeiro conquistou troféu em 1º lugar na competição para falcões em quantidade de ataques a isca aérea (lure-fly) no III Encontro Nordeste de Falcoaria promovido pela Associação Nordeste de Falcoaria em Conde-PB, durante os dias 04 a 07 desse mês. Teve registro inédito no Brasil já que a ave que levou para o evento, um falcão Quiriquiri (Falco sparverius) realizou 96 ataques ao lure-fly seguidos, sem pousar, o que conta muito tendo em vista que o último recorde contava 64 ataques, mas com dois pousos.

O Encontro teve em sua programação diversas palestras com falcoeiros da região e de todo o país. Lucas celebra mais essa conquista representando o Cemafauna através da arte da Falcoaria, além de adquirir mais experiência com os relatos de casos de treinamento de espécies como o gavião pernilongo, conhecendo mais sobre as particularidades do animal, as medidas necessárias para a reintrodução na natureza. “É uma satisfação muito grande ser campeão na primeira vez em que participo desse Encontro e mostra o quanto tenho me empenhado para reabilitar os animais, levo muito a sério o meu trabalho tanto com reabilitação quanto com o treinamento de aves particulares. Me deixa ainda mais empolgado para continuar nesse caminho!”, comemora.

Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.

Conheça nossos resultados!

São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores. 

Já visitou a nossa loja?

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco