Cemafauna leva Museu de Fauna Itinerante para Feira de Ciências em Sobradinho-BA

Muita troca de informação e olhinhos curiosos durante todo o dia da quinta-feira, 17, na Escola Estadual Maria José de Lima Silveira em Sobradinho-BA. O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) foi convidado para participar da III Feira de Ciências e II Feira de Matemática levando o Museu de Fauna da Caatinga Itinerante.

Mais de 500 pessoas entre estudantes e professores puderam conferir parte do acervo do Museu de Fauna da Caatinga guiados pela estagiária Paula Feitosa, além de produtos da loja e a cobra salamanta que faz parte do time da educação ambiental desenvolvida pelo Centro. O estagiário Pablo Sampaio ministrou duas palestras sobre o tráfico de animais silvestres e realizou sorteio de brindes.

A professora Cida Nunes, que já conhece a sede e o trabalho desenvolvido pelo Centro e já levou alguns de seus alunos para o Museu em Petrolina, falou da importância da participação do Cemafauna já que sabe da dificuldade de outras escolas em realizar visitas. “Esse ano conseguimos levar 61 alunos, mas temos cerca de 500 quando somamos o Ensino Fundamental II e o EJA. Então a ideia de trazer o Cemafauna é justamente para poder contemplar os demais e também crianças de outras escolas e creches daqui para que conheçam as atividades desenvolvidas”, afirmou Cida.

Para a estudante do 7º ano, Jadna Paiva, que já visitou o Museu de Fauna da Caatinga uma vez, disse estar feliz por receber o Museu Itinerante em sua escola. “Gostei muito porque é uma oportunidade que a gente não tem sempre e é muito legal conhecer a cobra, poder tocar nela e saber mais sobre os animais da caatinga”, comentou.

Museu da Fauna

Entrada: gratuita

Horário e dias de funcionamento: de terça a sexta-feira das 14h as 18h e sábados das 9h as 11h. Agendamento de visitas: Visitas de grupos de no máximo 50 pessoas devem ser realizadas pelo telefone 87 2101-4821 ou ainda pelo e-mail museu.cemafauna@univasf.edu.br

Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna

São 12 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.