27/09
2015
Na tarde da última sexta-feira, 25, o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi e mais nove autoridades políticas sobrevoaram os trechos da obra do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) nas cidades de Juazeiro do Norte-CE, São José de Piranhas-PB, Jati-CE, Cabrobó-PE e em Petrolina-PE conheceram as instalações do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) e Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA), ambos programas ambientais estabelecidos pelo Ministério e abraçados pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Durante a visita, acompanhados ainda pelos reitor e vice-reitor da Univasf, os professores Julianeli Tolentino e Telio Nobre Leite, os senadores Blairo Maggi, Elmano Férrer, Jorge Viana, Raimundo Lira, os deputados federais Beto Rosado, Fernando Monteiro, Raimundo Gomes de Matos, Sibá Machado e o secretário de Infraestrutura Hídrica, Osvaldo Garcia ficaram impressionados com a estrutura do Centro, pois não imaginavam a amplitude das ações realizadas.
De acordo com o Ministro, que esteve a cerca de um mês na região quando veio a primeira vez ao Cemafauna, o intuito dessa visita foi justamente mostrar in loco a dimensão dos programas da obra. “Eu fiquei tão bem impressionado com tudo que eu vi que faço questão de trazer outras pessoas que podem nos ajudar institucionalmente, nacionalmente, no Congresso Nacional para poder dar a devida divulgação da dimensão do trabalho que é feito não só pela obra da transposição”, ressaltou.
Occhi ainda destacou que teve a grata satisfação de trazer os parlamentares federais, não só da região, mas, a exemplo, um senador do Acre, um deputado federal do Rio Grande do Norte, estado que será beneficiado pelo abastecimento de água. “Nós olhamos muito a obra porque ela é quem leva a água, mas existe um outro mundo de investimentos que nós estamos tratando também; a revitalização do Rio São Francisco, cuidar das famílias que moravam onde o trecho passa, dar abastecimento de água a outras comunidades que ficam nas proximidades da transposição, cuidar da fauna e da flora igual ao que a Univasf está fazendo. Para nós é um depoimento gratificante, emocionado e que eu procurarei fazê-lo cada vez mais em todos os lugares que eu tiver oportunidade”, afirmou.
Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom CemafaunaNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco