Cemafauna realiza evento em comemoração a 9ª Primavera dos Museus

Um dia muito especial entre brincadeiras e muita educação ambiental. Durante toda a sexta-feira, 25, cerca de 40 crianças do Ensino Infantil do Colégio Professor Simão participaram da programação organizada pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) em virtude da 9ª Primavera dos Museus, realizado em todo o Brasil, idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Cadastrado no Ibram, o Museu de Fauna da Caatinga já realiza durante todo o ano visitas guiadas e programações de cunho educativo, e neste ano participa pela primeira vez da 9ª Primavera dos Museus, evento que, com o tema ‘Museus e Memórias Indígenas’ tinha por objetivo uma reflexão sobre a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem em nosso país, constituindo-se como um dos maiores patrimônios existentes no território nacional.

De acordo com a arte-educadora e servidora do Centro, também organizadora do evento no Museu de Fauna, Kathianne Souza, é sempre uma ótima oportunidade abraçar propostas como essa. "Participar de eventos que incentivam a educação das crianças e principalmente a conscientização quanto a conservação das nossas memórias culturais, e em nosso caso também da fauna brasileira, é um orgulho.  Identificamos  muito rapidamente o quanto as crianças têm o conhecimento acerca da importância da natureza e sabem muito bem sobre a existência de outras comunidades como a indígena. O que precisamos é encorpar essas informações, torná-las fortes para que essa consciência e respeito não se percam pelo caminho", disse.

“Foi perfeito! Muita organização, muita criatividade e muito carinho envolvido. Parabéns a todos que se envolveram para que este momento mágico acontecesse. Nós ficamos maravilhados com tudo!”, celebrou a professora Dadá Rodrigues. Além da palestra sobre o índio e a caatinga, foram entregues atividades temáticas da caatinga de colorir e teatro de fantoche.

Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna

São 12 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.