30/09
2015
Um dia muito especial entre brincadeiras e muita educação ambiental. Durante toda a sexta-feira, 25, cerca de 40 crianças do Ensino Infantil do Colégio Professor Simão participaram da programação organizada pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) em virtude da 9ª Primavera dos Museus, realizado em todo o Brasil, idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Cadastrado no Ibram, o Museu de Fauna da Caatinga já realiza durante todo o ano visitas guiadas e programações de cunho educativo, e neste ano participa pela primeira vez da 9ª Primavera dos Museus, evento que, com o tema ‘Museus e Memórias Indígenas’ tinha por objetivo uma reflexão sobre a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem em nosso país, constituindo-se como um dos maiores patrimônios existentes no território nacional.
De acordo com a arte-educadora e servidora do Centro, também organizadora do evento no Museu de Fauna, Kathianne Souza, é sempre uma ótima oportunidade abraçar propostas como essa. "Participar de eventos que incentivam a educação das crianças e principalmente a conscientização quanto a conservação das nossas memórias culturais, e em nosso caso também da fauna brasileira, é um orgulho. Identificamos muito rapidamente o quanto as crianças têm o conhecimento acerca da importância da natureza e sabem muito bem sobre a existência de outras comunidades como a indígena. O que precisamos é encorpar essas informações, torná-las fortes para que essa consciência e respeito não se percam pelo caminho", disse.
“Foi perfeito! Muita organização, muita criatividade e muito carinho envolvido. Parabéns a todos que se envolveram para que este momento mágico acontecesse. Nós ficamos maravilhados com tudo!”, celebrou a professora Dadá Rodrigues. Além da palestra sobre o índio e a caatinga, foram entregues atividades temáticas da caatinga de colorir e teatro de fantoche.
Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom CemafaunaNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco