Livro de Noções Básicas de Geoprocessamento é lançado pelo Cemafauna

‘Noções Básicas de Geoprocessamento para Análises da Paisagem’ é a mais recente publicação editada pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga). A publicação é um manual para iniciantes e auxilia no uso do Sistema de Informações Geográficas (SIG) na área ambiental.

Organizado pela coordenadora do Centro, professora Patricia Nicola e os analistas ambientais Ricardo Ramos e Viviane Amorim, o guia, que levou cerca de um ano para, entre pesquisas e atualizações, ficar pronto, apresenta um breve catálogo de opções para aplicação e resolução de problemáticas que surgem diariamente no uso dessa ferramenta, o Sistema de Informação Geográfica (SIG). De acordo com os autores, essa edição é voltada para um público iniciante no uso do SIG e se trata de um material inédito na região de atuação da Univasf.

“O objetivo de fazer esse guia é qualificar as pessoas que trabalham na área ambiental a exemplo de estudantes, professores, técnicos e profissionais para que possam ter noções de aplicabilidade do SIG dentro das suas áreas de atuação, proporcionando um conhecimento básico sobre como utilizar as técnicas de geoprocessamento na área ambiental”, afirma a bióloga Viviane Amorim.

No Cemafauna o Laboratório de Geoprocessamento existe com o propósito de realizar o processamento de dados de monitoramento da fauna (incluindo localização de captura e soltura de animais) que são colhidos no campo de atuação do Centro nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), obra de infraestrutura hídrica que abrange Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Até o momento a publicação está disponível na loja física do Museu de Fauna da Caatinga e também para compra online no site do Cemafauna (www.cemafauna.univasf.edu.br) com o valor simbólico de R$ 5,00.

Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna

São 12 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.