06/10
2015
Durante a manhã da quarta-feira, 30/09, na sala de defesa do PPGCVS, bloco antigo no Campus Ciências Agrárias, em Petrolina o médico veterinário do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), Giancarlo Arrais Galvão fez a defesa de sua dissertação do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Intitulado "Histomorfometria Gonadal Comparada de Astyanax lacustris (Lütken, 1875) E Psellogrammus Kennedyi (Eigenmann, 1903) (Characiformes, Characidae) em um Reservatório do Semiárido Brasileiro", o trabalho teve como objetivo analisar, comparativamente, as principais características morfológicas e histomorfométricas de ovários e de testículos de Astyanax lacustris e Psellogrammus kennedyi. Essas duas espécies de peixes foram coletadas mensalmente no reservatório Monte Alegre, Salgueiro, PE.
Segundo Giancarlo, o tema tratado ressalta a importância do estudo dessas espécies de peixes e de seus aspectos reprodutivos já que são bioindicadoras nos rios intermitentes das regiões semiáridas. “A investigação da influência dos fatores extrínsecos e intrínsecos no desenvolvimento das gônadas, com caráter comparativo, pode contribuir para a compreensão dos possíveis desequilíbrios climáticos em nível regional e local”, disse.
A banca examinadora foi composta pelos professores da Univasf Leonardo Barros Ribeiro (orientador) e Maria Helena Tavares de Matos e pela pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Sidineia Aparecida Amadio.
(Foto: Leonardo Ribeiro/Arquivo pessoal)
Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom CemafaunaNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco