18/11
2015
Na tarde desta terça-feira, 17, o auditório do Museu de Fauna da Caatinga ficou quase lotado para a palestra ‘Nutrição de animais silvestres’ com o zootecnista Vagner Rodrigo Pessoa promovida pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga). O evento atraiu estudantes dos cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Zootecnia do Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
De acordo com o palestrante, o zootecnista Vagner Rodrigo Pessoa o intuito de promover a palestra sobre a nutrição de animais silvestres se deve ao fato de ser um tema ainda não muito explorado na região nordeste, sendo necessário muitas vezes o interessado ter que se deslocar para o sul do país para acompanhar algum curso da área. O objetivo principal, segundo Pessoa é “dar uma base aos estudantes para que no futuro sejam profissionais ainda mais qualificados para lidar com essa importante parte do trabalho de quem se dedica ao manejo de animais silvestres”, afirmou.
Para a estudante do nono período do curso de Zootecnia, Franciane Barbosa eventos desse cunho sempre trazem o conhecimento necessário para ser aliado ao que já desenvolvem na universidade e pretendem aplicar quando no mercado de trabalho. “Foi uma palestra de muita qualidade porque define, claramente, a importância da base nutricional para os animais silvestres. É preciso compreender a nutrição como algo indispensável tanto para a sobrevivência quanto para mantença e reprodução dos espécimes”, concluiu a estudante.
Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom CemafaunaNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco