18/12
2015
Na manhã desta quinta-feira, 17, 59 aves entre periquitos-da-caatinga e espécimes de pombas que estavam sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) foram devolvidas à vida livre numa reserva ambiental localizada a 80km de Petrolina, no sertão pernambucano.
De acordo com a veterinária do Centro, Adriana Alves, as aves chegaram ao Cemafauna através de apreensões realizadas por órgãos fiscalizadores a exemplo do IBAMA e Inema e estavam em plenas condições para retornarem à natureza já que passaram mais de 90 dias recebendo cuidados médicos e nutricionais. Em relação à reserva ambiental, trata-se de uma área legal, particular e o principal motivo para a escolha dela é a possibilidade de acompanhamento das aves após a soltura, uma vez que elas permanecem por um longo tempo na propriedade.
“Lá elas encontram disponíveis para elas alimentação e água em abundância, oferecida pelo proprietário, também por ser uma área segura, onde a caça e capturas são proibidas. Pudemos constatar a reprodução de aves soltas anteriormente já ocorrendo na fazenda”, disse Adriana. Quanto à localização da propriedade os órgãos ambientais orientam que não seja revelada, por questão de segurança dos animais e das solturas futuras.
Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom CemafaunaNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco