2016

Cemafauna participa da 26ª edição da Fenagri e lança livro “Brincando na Caatinga”

Quatro noites de intensa participação da sociedade no estande do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) na 26ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (FENAGRI) que aconteceu de 25 a 28 de maio no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina-PE, com o foco na agroindústria. O evento foi realizado pela Prefeitura de Petrolina, Câmara de Fruticultura e Sindicato da Agricultura Familiar.

Durante a ocasião, além de conferir parte do acervo da ala de exposição do Museu de Fauna da Caatinga, que sempre atrai um público visitante bem variado, crianças, jovens e adultos puderam adquirir produtos como camisetas, bonés, taças e publicações do Cemafauna e se surpreenderam com a diversidade da fauna do bioma.

‘Brincando na Caatinga’ -  educação ambiental

O livreto de passatempos infantis ‘Brincando na Caatinga: Jogos e Passatempos’ foi lançado durante a Feira na terceira noite, dia 27. Bem aceito entre as crianças, a publicação foi um dos favoritos em vendas, já que se trata de um material de educação ambiental com diversas atividades lúdicas que tratam da fauna da caatinga. “Eu gostei muito do livro, conheci alguns animaizinhos nele e vou falar para as minhas amigas da escola”, afirmou Elen de Sena, 7 anos, e que já adquiriu o seu exemplar na mesma noite.

A ilustradora e uma das autoras, Kathianne Souza é servidora do Cemafauna e ressaltou a importância de ver a publicação atender o seu objetivo com o público infantil. “Ver um trabalho feito com carinho e toda atenção alegrar a criançada dessa forma não tem preço. Cada cor, traço e ideia foi pensado para ver o sorriso estampado em cada rostinho e nós vimos! Ilustrar é dar forma, e nessa noite demos forma a esse rico bioma chamado Caatinga por meio da brincadeira, falando de coisa séria. Desejamos que esses passatempos façam parte não só do ciclo de brincadeiras das crianças, mas do aprendizado delas!”, celebrou.

Houve ainda um brinde de sucos com as crianças presentes no estande além de amostras de atividades disponibilizadas gratuitamente para as crianças se divertirem enquanto os familiares conheciam os animais taxidermizados do Museu de Fauna da Caatinga.

Fonte: Texto e fotos: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna

São 12 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.