CURSOS, FALCOARIA
13/06
2016
Contando 25 participantes e mais uma lista de vagas em espera para uma segunda turma o I Curso Introdutório à Falcoaria do Vale do São Francisco promovido pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) foi sucesso nesse fim de semana (11 e 12 de junho) em Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Foram dois dias de aulas teóricas e práticas para uma noção do que é a Falcoaria, treinamento e manejo de aves de rapina e como essa técnica pode auxiliar na recuperação de animais silvestres.
O ministrante e falcoeiro Lucas Cabral é membro da Associação Nordeste de Falcoaria, estudante do curso de Medicina Veterinária da Universidade do Vale do São Francisco e estagiário do Cemafauna. Segundo Lucas, o curso, por se tratar de algo inédito na região, atraiu um público bastante diversificado entre estudantes e profissionais e já tem previsão para uma segunda turma. “Foi muito gratificante ministrar o primeiro curso do Vale do São Francisco e ver que temos também várias pessoas interessadas em falcoaria, superando as minhas expectativas em relação a procura do curso, conseguimos fechar a turma em menos de duas semanas depois de divulgado. Daí a ideia de lançarmos uma segunda edição do curso ainda nesse ano para atender as pessoas que não tiveram oportunidade de fazer nessa primeira turma”, afirmou.
Para Jaqueline Gonçalves, estudante do 1º período do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a oportunidade de conhecer de perto a arte da Falcoaria foi bastante proveitosa. “Me interesso muito pela área de animais silvestres, meu esposo é veterinário e vejo como é apaixonante. Com o curso eu aprendi como lidar com as aves de rapina, tanto treiná-las para caça como também diferenciar as espécies a exemplo de gaviões e falcões”, salientou.
Já a estagiária do Cemafauna e estudante do 7º período do curso de Ciências Biológicas da Univasf, Anette Viana o Curso vai ajudá-la a desenvolver ações de reabilitação de aves de rapina, no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Centro, que chegam muitas vezes necessitando de cuidados especiais. “A metodologia da Falcoaria é um ponto-chave para você aprender como manejar a ave e isso é muito importante no CETAS porque vivenciamos a todo momento a chegada de animais que precisam reaprender a voar, se alimentar para voltarem à natureza”, disse a estudante.
Lucas também ressaltou o fato de muitas pessoas que fizeram o curso já o procuram porque querem aprender mais sobre o tema, tanto em relação a reabilitação de aves de rapina como também a falcoaria como esporte e ferramenta importante no controle de fauna. Há previsão para inscrições para uma segunda turma. Os interessados devem manter contato com Lucas Cabral pelo telefone 74 98822-8991 e informar nome completo, CPF e endereço de e-mail. A data da realização do evento será divulgada no site da instituição bem como para a imprensa.
Fonte: Texto e fotos: Jaquelyne Costa/Ascom CemafaunaNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco