13/06
2016
Plástico não alimenta veado,
Cotia não come pneu.
De tudo que se perdeu,
Do mato que foi cortado.
Resta o que nos foi contado,
Pelos os que viveram antes.
Dos pecuaristas e irrigantes
Que não repõem onde tiram,
E as energias expiram
Levando a dados preocupantes.
Não tem tatu bola ou anta,
Nem quati e nem guará,
Teiú ou tamanduá,
Beija flor já não encanta.
Sabiá também não canta,
Ali onde era o cerrado
Depois de virar um roçado,
Tornou-se um lugar sem vida
Toda flora destruída,
Ecossistema estragado.
Autor: Zequinha Reis
Foto: Site Fernando Mantovani
Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco