28/06
2016
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) lançará nesta sexta-feira, 01, o livro ‘Borboletas no Vale do Catimbau’ escrito pelo biólogo Carlos Eduardo Nobre e o professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, Clemens Schlindwein. O evento começa às 17h, no Museu de Fauna da Caatinga no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, sertão pernambucano.
A obra tem como principal objetivo apresentar ao público leigo, amador e acadêmico as espécies de borboletas que ocorrem no Parque Nacional do Catimbau, uma das poucas Unidades de Conservação (UC’s) de Pernambuco e do semiárido nordestino brasileiro. A elaboração deste livro surgiu em 2005, a partir da vontade de divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos biólogos Carlos Eduardo e Clemens Schlindwein sobre interações inseto-planta no recém-criado Parque Nacional do Catimbau. Esse é o primeiro guia de campo de borboletas no Brasil e ainda dá destaque à biodiversidade de um dos biomas menos conhecidos do país, a Caatinga.
Sobre os autores
Carlos Eduardo Beserra Nobre é bacharel em Ciências Biológicas e Mestre em Biologia Animal (Universidade Federal de Pernambuco). Atualmente é analista ambiental no Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, onde atua no monitoramento de Entomofauna Terrestre. Desenvolve pesquisas em Biodiversidade e Taxonomia de Lepidoptera e Odonata do Nordeste.
Clemens Schlindwein é graduado em Ciências Biológicas (Universität Hohenheim) e doutor em Ciências Naturais – Biologia (Universität Tübingen, Alemanha). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Botânica, coordenando o grupo de pesquisa: Plebeia – Ecologia de Abelhas e da Polinização. Desenvolve pesquisas em Ecologia da Polinização e assuntos associados.
Serviço
‘Borboletas no Vale do Catimbau – Guia de espécies e flores visitadas’
Verbis Editora
Preço de capa – R$75,00/ Valor de venda no lançamento – R$60,00
Autores: Carlos Eduardo Nobre e Clemens Schlindwein
Lançamento
Data: 01/07/2016
Horário: 17h
Local: Museu de Fauna da Caatinga/ Cemafauna Caatinga – Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1, Petrolina-PE.
Outras informações: (87) 2101-4818
Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna Fotos: divulgaçãoNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco