2016

Museu de Fauna da Caatinga participa da 10ª Primavera dos Museus realizada pelo IBRAM

Desde esta segunda-feira, 19, o Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) que fica no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participa, pelo segundo ano consecutivo, da temporada cultural ‘10ª Primavera dos Museus’ promovida pelos museus brasileiros em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.

De acordo com material divulgado pelo Ibram, o intuito da temporada é, conforme o tema “Museus, Memórias e Economia da Cultura”, fazer um convite à reflexão do papel dos museus na perspectiva de serem agentes fundamentais da economia da cultura, proporcionando ao seu entorno como também aos visitantes trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências. A semana de eventos segue até o dia 25 desse mês. O Museu de Fauna da Caatinga reservou os dias 20 e 23 para receber turmas de escolas municipais e particulares. Nas demais datas e horários da semana o museu estará aberto às visitas e serão realizadas atividades especiais para os visitantes que vierem durante essa temporada.

O Museu de Fauna da Caatinga faz parte dos 753 museus de todo o país que estão cadastrados nessa edição da ‘Primavera dos Museus’ e irão oferecer ao público um total de 2.000 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras. A programação completa está disponível neste link.

Museu de Fauna da Caatinga

No total, mais de oito mil pessoas já visitaram o Museu de Fauna, entre estudantes, professores, pesquisadores, servidores públicos advindos de Petrolina/PE, Juazeiro e Jaguarari/BA, e de estados como Piauí, Alagoas, Paraná, entre outros. O museu ainda conta com uma loja de produtos do Cemafauna, tais como camisas, bonés, bolsas, canecas, quebra-cabeças, chaveiros, cartões postais, além de livros sobre animais da fauna brasileira.

Confira abaixo a Programação do Museu de Fauna da Caatinga:

PETROLINA - PE

MUSEU DE FAUNA DA CAATINGA

UNIVASF, CAMPUS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, BR 407, KM 12,

LOTE 543, PROJETO DE IRRIGAÇÃO NILO COELHO, S/N - C1

museu.cemafauna@univasf.edu.br

Tel: (87) 2101-4818 (87) 2101-4853

20/09/2016 - 09h

PALESTRA - A conservação da fauna da Caatinga e

a relação do ser humano com o meio ambiente.

VISITA MONITORADA - As riquezas materiais e imateriais

(saberes) que o bioma caatinga tem ofertado

à sociedade.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - baseada no livro O rapto

da Mãe Natureza, de Mário Mattos, apresentada

pela estagiária Paula Feitosa estudante de Ciências

Biológicas. Público alvo - infantil.

23/09/2016 - 14h

PALESTRA - A conservação da fauna da Caatinga e

a relação do ser humano com o meio ambiente.

VISITA MONITORADA - As riquezas materiais e imateriais

(saberes) que o bioma caatinga tem ofertado

à sociedade.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - baseada no livro O rapto

da Mãe Natureza, de Mário Mattos, apresentada

pela estagiária Paula Feitosa estudante de Ciências

Biológicas. Público alvo - infantil.

Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna