EVENTOS
26/09
2016
A 10ª Primavera dos Museus, promovida pelos museus brasileiros em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, aconteceu durante os dias 19 a 25 desse mês em todo o país. O Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) faz parte dos 753 museus do Brasil que estão cadastrados nessa edição e realizou atividades de educação ambiental especialmente voltadas para o público infantil de escolas municipais e particulares de Petrolina-PE e Juazeiro-BA.
Com o tema “Museus, Memórias e Economia da Cultura” o intuito da temporada é fazer um convite à reflexão do papel dos museus na perspectiva de serem agentes fundamentais da economia da cultura, proporcionando ao seu entorno como também aos visitantes trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências. A programação elaborada pelo Museu de Fauna da Caatinga contou com palestras temáticas sobre a conservação da fauna da Caatinga e o tráfico de animais silvestres, além de contação de história do livro “O rapto da mãe natureza” do autor Mario Mattos realizada pelos estagiários Paula Feitosa, Anette Viana e Alisson Guedes, entrega de encartes de passatempos infantis com a temática da caatinga e visita monitorada ao hall de exposição. No total, mais de 100 crianças participaram dessa temporada.
Para Claudemir Alves, aluno do 1º ano D vespertino da Escola Municipal José Pereira de Juazeiro-BA, a experiência foi marcante. Acompanhado pela assistente de Atendimento Educacional Especializado da escola, Ana Lourena da Mata, Claudemir ficou encantado com os animais por quem alimenta grande carinho. “Gosto muito dos animais e gostei muito de ver a cobra”, comentou.
A coordenadora do Ensino Fundamental da Escola Saber de Petrolina-PE, Edileusa Alves Santos, observou o quanto são válidos eventos como esse na região. “Além das crianças estarem conhecendo a fauna que é própria da região, também confrontam todo o conteúdo teórico que veem em sala de aula, vivenciando aqui na prática. Tem todo um estímulo porque é uma aula-passeio, elas vêm com mais vontade e vai ficar registrado de forma especial na cabecinha delas porque foi mostrado de uma forma mais lúdica com a contação de história”, disse.
Segundo a coordenadora do Cemafauna, Patricia Nicola, ressaltou a importância do Museu de Fauna e o que ele movimenta em seu entorno. “Proporciona para a comunidade um conhecimento sobre a fauna que ocorre no semiárido brasileiro, o trabalho desenvolvido pelo Centro e suas ações em favor da conservação das espécies desse bioma, além de trazer questões culturais da nossa região, sem distinção de público, alcançando desde crianças a idosos”, afirmou.
Cerca de nove mil pessoas já visitaram o Museu de Fauna, entre estudantes, professores, pesquisadores, servidores públicos advindos de Petrolina/PE, Juazeiro, Sobradinho e Jaguarari/BA, e de estados como Piauí, Alagoas, Paraná, como também de países como Estados Unidos, Japão, França, Alemanha, México e Taiwan.
Visitações e agendamentos
O Museu de Fauna da Caatinga está aberto para visitação de terça a sexta-feira das 9h as 11h e das 14 as 18h. Já para visitas aos sábados é necessário realizar agendamento prévio e o horário para visitação é das 9 as 11h. Os agendamentos, para os grupos acima de 10 pessoas, devem ser realizados através de envio de e-mail informando data e horário pretendidos ao endereço museu.cemafauna@univasf.edu.br. Outras informações pelo telefone 87 2101-4818.
Fonte: Texto e fotos: Jaquelyne Costa/Ascom CemafaunaNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco