05/10
2016
De 28 a 30 de setembro o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) participou da VII edição da Semana Acadêmica de Biologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) com o tema “Desvendando as Ciências Forenses – mitos, verdades e vivências”. O evento aconteceu no Complexo de Multieventos da Univasf em Juazeiro-BA.
O evento foi idealizado e realizado pelos discentes do Curso de Ciências Biológicas da Univasf, auxiliados pelos docentes do colegiado de Ciências Biológicas (CCBIO). A programação foi direcionada aos discentes da área e tem com objetivo formar e informar futuros profissionais, para que possam retribuir à sociedade de forma digna e competente todo o conhecimento que a universidade os proporcionou.
Para Taynara Sales, discente e membro da comissão organizadora da VII Sabiovasf, contar com o apoio do Cemafauna foi bastante proveitoso. “Nós agradecemos a parceria do Cemafauna nessa sétima edição porque foi de extrema importância para conhecimento das pessoas que vieram de outras cidades e estados para saber que aqui existe um centro de manejo de fauna da caatinga. Inclusive, isso é uma forma até de abrir os olhos de alguns biólogos para as áreas das caatingas também”, afirmou. A estudante ainda ressaltou que muitas pessoas conseguiram conhecer os programas existentes na Universidade, como também, foi despertado o interesse de vir trabalhar na caatinga, um bioma muito rico e ainda pouco explorado por pesquisadores do país.
Além do Cemafauna, a Semana contou com o apoio do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema), Flam Formaturas, Cursinho BIOS, Polícia Federal de Juazeiro, IPOVASF/Funorte, Colégio GEO, Univasf e Farmácia Drogasil tanto na exposição em estandes quanto em entrega de alguns brindes que foram sorteados durante o evento. A VII Sabiovasf teve um total de 250 inscritos não somente de Petrolina-PE e Juazeiro-BA como também de Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana na Bahia e Recife, Santa Maria da Boa Vista, Serra Talhada em Pernambuco e do estado de Mato Grosso do Sul.
Fonte: Texto e fotos: Jaquelyne Costa/Ascom CemafaunaNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco