Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

06/06
2017

Cemafauna comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com vernissage “Meu Ambiente que você respeita”

Na tarde desta segunda-feira, 05, data em que todo o mundo celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e um dos Programas Básicos Ambientais do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF) – Ministério da Integração Nacional, comemorou com o vernissage da exposição ‘Meu Ambiente que você respeita’ e palestra sobre o combate ao tráfico de animais silvestres. A mostra segue até o dia 23 desse mês e tem entrada gratuita.

São 50 desenhos que representam o cuidado e o alerta de crianças de cinco escolas municipais, estaduais e particulares que visitaram o museu no mês de maio e suas experiências vivenciadas durante as palestras e apresentação de alguns animais silvestres que estão em reabilitação no Centro. Na ocasião, 60 crianças de turmas do 3º, 4º e 5º anos do Colégio Manancial de Petrolina-PE, puderam conferir uma palestra especial sobre o combate ao tráfico de animais silvestres e ações realizadas pelo Centro em prol da conservação da fauna da caatinga.

Segundo a estudante do curso de Ciências Biológicas da Univasf e estagiária do Cemafauna, Anette Viana, as palestras realizadas no Centro exercem um papel marcante na vida das crianças que passam pelo Museu de Fauna. “O contato direto com essas informações faz com que esses pequenos aprendam a respeitar um pouco mais a natureza. Sinto-me honrada em proporcionar esses momentos, pois acredito que uma semente fica gravada no peito de cada um e espero continuar contribuindo cada vez mais para a construção dessa nova visão”, afirmou.

A aluna do 3º ano do Colégio Manancial, Ruana Maria, observou o grande amor que tem pelos animais e a experiência de visitar o Museu no Dia Mundial do Meio Ambiente. “Esse museu foi uma experiência muito boa para mim; adoro conhecer novos animais e foi legal vir porque aprendi que todos temos que preservar o Meio Ambiente porque os animais são muito importantes para a natureza”, disse. Jaciara de Macedo Santos, professora do 4º ano do Manancial, também expressou satisfação ao trazer os estudantes para o vernissage. “Foi prazeroso perceber a alegria deles em ter esse contato no Dia do Meio Ambiente e na palestra foi bem explanado sobre o contexto do nosso cotidiano e acredito que todos saíram daqui hoje muitos mais ricos de conhecimento e vão colocar em prática tudo o que aprenderam para proteger ainda mais os animais”, celebrou.

A exposição segue até o dia 23 desse mês de junho no hall do Museu de Fauna da Caatinga, Campus de Ciências Agrárias da Univasf em Petrolina. A entrada é gratuita e o público é livre. 

  

Fonte: Texto e fotos: Jaquelyne Costa
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3 4 5 6

Agende sua visita

Para agendar sua visita clique aqui e preencha o formulário. Em breve entraremos em contato.

Ficaremos felizes com sua visita.

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem sua sede em Petrolina-PE, mas sua área de atuação estende-se por todo o semiárido nordestino do Brasil, que compreende uma extensão de 982.563,3 km². Além dos diversos municípios que abrigam a obra do Projeto de Integração do São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará, o Centro também realiza ações no estado da Bahia participando de operações de fiscalização ambiental a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com diversos órgãos ambientais. 

Quem somos e o que fazemos? Confira aqui!

Nessa reportagem, exibida no programa "Como Será?" no dia 11 de julho de 2015, você confere como é feito o trabalho de conservação e manejo de fauna realizado pelos analistas ambientais, professores e estagiários do Cemafauna Caatinga, nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).  

Conheça o trabalho do Cemafauna Caatinga assistindo este vídeo.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão desenvolver práticas de cunho socioambiental, buscando preservar o meio ambiente em favor dos animais do bioma caatinga. Para tanto, viabiliza ações nos âmbitos estrutural, tecnológico, educacional e pedagógico, nutricional e humano. 

Compre aqui seu exemplar de 'Caatinga Selvagem'!

Acesse o link acima e saiba como adquiri-lo. 

Em fevereiro/2012 um grupo contendo 46 Amazona aestiva, oriundos do comércio ilegal, foram liberados em um recinto com área de aproximadamente 750m² e com 8 metros de altura. Em abril/2012, 04 (quatro) ovos de A. aestiva foram encontrados nos troncos, mostrando que é possivel estabelecer um programa sério de reabilitação dessa espécie e de outras espécies. Esse projeto é uma parceria entre a CPRH, IBAMA-Recife e CEMAFAUNA.

Serviços

¬ mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

(87) 2101-4853 / 2101-4821 / 2101-4818

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco