PALESTRA, EVENTO
04/07
2017
O Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) promove na próxima quinta-feira, 06, às 16h, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga a palestra: "O terceiro setor na pesquisa científica e sua conexão com a população: a experiência do Instituto de pesquisa Cananéia-IPeC" com o professor Emygdio L.A. Monteiro-Filho do departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O objetivo do evento é apresentar aos estudantes uma outra possibilidade de atividade profissional para o graduado em Biologia, além do trabalho em empresas de consultoria e nas universidades. Essa atividade é realizada por organizações não governamentais (ONG’s), o chamado terceiro setor. A palestra mostrará a experiência do Instituto de Pesquisa Cananéia (IPeC), que vem produzindo ciência fora da universidade, atuando junto a comunidades locais do litoral paulista e paranaense a aproximadamente 20 anos e que hoje conta com biólogos contratados além de outros profissionais.
O coordenador do NEMA, professor Renato Garcia, informa ainda que disponibilizará o ônibus da instituição aos estudantes para retornarem ao centro da cidade, já que o Museu de Fauna da Caatinga localiza-se no Campus de Ciências Agrárias da Univasf, zona rural de Petrolina-PE. As inscrições são presenciais e gratuitas.
NEMA
O NEMA é uma iniciativa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) enquanto Subprograma Flora – PBA 23 do Programa de Conservação da Fauna e Flora, no Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF, do Ministério da Integração Nacional. Sua atuação nas áreas sob influência do PISF está voltada para a coleta de sementes, conforme o PBA 23, tendo como finalidade a produção das mudas que serão necessárias para implantação dos Planos de Recuperação de Área Degradada (PRADs) nas áreas definidas no Programa para Recuperação de Áreas Degradadas – PBA 09.
Serviço
Palestra "O terceiro setor na pesquisa científica e sua conexão com a população: a experiência do Instituto de Pesquisa Cananéia-IPeC"
Data - 06 de julho de 2017
Horário – 16h
Outras informações - (87) 2101-4867 (NEMA)
Local – Auditório do Museu de Fauna da Caatinga, Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina – Pernambuco.
Fonte: Jaquelyne Costa/ Ascom CemafaunaNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco