Cemafauna participa da 13ª Festa do Tamarindo e recebe Diploma de Benemérito pela Comissão de Revitalização do Caboclo

Nesse fim de semana, 26 e 27 de agosto, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) participou da 13ª edição da Festa do Tamarindo no Povoado de Caboclo, município de Afrânio, sertão pernambucano. O evento, organizado pela Comissão de Revitalização do Caboclo, já faz parte do calendário turístico de Pernambuco e tem como tema os tamarindos - uma das mais fortes características de Caboclo, em especial um tamarindeiro de que já conta 172 anos, o qual deu origem à Festa.

O Cemafauna esteve presente durante os dois dias de festejos expondo suas publicações, a exemplo dos livros ‘Caatinga Selvagem’ e ‘Borboletas no Vale do Catimbau’, além de produtos personalizados da loja do Museu de Fauna da Caatinga que fica nas instalações do Centro no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Homenagem - No sábado, 26, houve o momento da ‘Homenagem da Gratidão’ concedida a pessoas e entidades que colaboraram com Caboclo nos últimos 22 anos. Por colaborar com a conservação da fauna também nos arredores de Afrânio, em áreas de caatinga preservada, o Cemafauna recebeu o Diploma de Benemérito pelas mãos do presidente da Comissão de Revitalização do Caboclo, Cosme Cavalcanti. Além da atuação pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional do Ministério da Integração Nacional, o Centro também atua em ações estabelecidas em parcerias com órgãos como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Ministério Público da Bahia.

“É gratificante receber uma homenagem como essa, agradecemos o gesto da Comissão em nos prestigiar com o Diploma e esperamos continuar colaborando com a preservação não só de Caboclo, como de toda a área de nossa atuação no semiárido nordestino. No entanto, sempre ressaltamos que ainda há muito o que se fazer pela fauna da Caatinga, há muito trabalho para conscientizar as pessoas sobre conservação do bioma em que habitamos e o intenso combate ao tráfico de animais silvestres que existe em nossa região”, declarou o coordenador do Centro, o professor Luiz Cezar Pereira.