Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

30/08
2017

Cemafauna participa da 13ª Festa do Tamarindo e recebe Diploma de Benemérito pela Comissão de Revitalização do Caboclo

Nesse fim de semana, 26 e 27 de agosto, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) participou da 13ª edição da Festa do Tamarindo no Povoado de Caboclo, município de Afrânio, sertão pernambucano. O evento, organizado pela Comissão de Revitalização do Caboclo, já faz parte do calendário turístico de Pernambuco e tem como tema os tamarindos - uma das mais fortes características de Caboclo, em especial um tamarindeiro de que já conta 172 anos, o qual deu origem à Festa.

O Cemafauna esteve presente durante os dois dias de festejos expondo suas publicações, a exemplo dos livros ‘Caatinga Selvagem’ e ‘Borboletas no Vale do Catimbau’, além de produtos personalizados da loja do Museu de Fauna da Caatinga que fica nas instalações do Centro no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Homenagem - No sábado, 26, houve o momento da ‘Homenagem da Gratidão’ concedida a pessoas e entidades que colaboraram com Caboclo nos últimos 22 anos. Por colaborar com a conservação da fauna também nos arredores de Afrânio, em áreas de caatinga preservada, o Cemafauna recebeu o Diploma de Benemérito pelas mãos do presidente da Comissão de Revitalização do Caboclo, Cosme Cavalcanti. Além da atuação pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional do Ministério da Integração Nacional, o Centro também atua em ações estabelecidas em parcerias com órgãos como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Ministério Público da Bahia.

“É gratificante receber uma homenagem como essa, agradecemos o gesto da Comissão em nos prestigiar com o Diploma e esperamos continuar colaborando com a preservação não só de Caboclo, como de toda a área de nossa atuação no semiárido nordestino. No entanto, sempre ressaltamos que ainda há muito o que se fazer pela fauna da Caatinga, há muito trabalho para conscientizar as pessoas sobre conservação do bioma em que habitamos e o intenso combate ao tráfico de animais silvestres que existe em nossa região”, declarou o coordenador do Centro, o professor Luiz Cezar Pereira.

Fonte: Jaquelyne Costa/ Ascom Cemafauna
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3 4 5 6

Agende sua visita

Para agendar sua visita clique aqui e preencha o formulário. Em breve entraremos em contato.

Ficaremos felizes com sua visita.

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem sua sede em Petrolina-PE, mas sua área de atuação estende-se por todo o semiárido nordestino do Brasil, que compreende uma extensão de 982.563,3 km². Além dos diversos municípios que abrigam a obra do Projeto de Integração do São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará, o Centro também realiza ações no estado da Bahia participando de operações de fiscalização ambiental a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com diversos órgãos ambientais. 

Quem somos e o que fazemos? Confira aqui!

Nessa reportagem, exibida no programa "Como Será?" no dia 11 de julho de 2015, você confere como é feito o trabalho de conservação e manejo de fauna realizado pelos analistas ambientais, professores e estagiários do Cemafauna Caatinga, nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).  

Conheça o trabalho do Cemafauna Caatinga assistindo este vídeo.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão desenvolver práticas de cunho socioambiental, buscando preservar o meio ambiente em favor dos animais do bioma caatinga. Para tanto, viabiliza ações nos âmbitos estrutural, tecnológico, educacional e pedagógico, nutricional e humano. 

Compre aqui seu exemplar de 'Caatinga Selvagem'!

Acesse o link acima e saiba como adquiri-lo. 

Em fevereiro/2012 um grupo contendo 46 Amazona aestiva, oriundos do comércio ilegal, foram liberados em um recinto com área de aproximadamente 750m² e com 8 metros de altura. Em abril/2012, 04 (quatro) ovos de A. aestiva foram encontrados nos troncos, mostrando que é possivel estabelecer um programa sério de reabilitação dessa espécie e de outras espécies. Esse projeto é uma parceria entre a CPRH, IBAMA-Recife e CEMAFAUNA.

Serviços

¬ mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

(87) 2101-4853 / 2101-4821 / 2101-4818

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco