Cemafauna participa de eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Mastozoologia em Pirenópolis-GO

Durante os dias 17 a 21 desse mês, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) participou do 9° Congresso Brasileiro de Mastozoologia (9º CBMZ) e do 9° Encontro Brasileiro para Estudo de Quirópteros (9º EBEQ), ambos promovidos pela Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz) em Pirenópolis-GO. Numa programação bastante diversificada, contando com importantes mastozoólogos nacionais e internacionais, palestras e minicursos; analistas e estagiários do Centro tiveram a oportunidade de apresentar pôsteres de trabalhos desenvolvidos sobre quirópteros, pequenos mamíferos não voadores e mamíferos cinegéticos da Caatinga stricto sensu.

No stand do Cemafauna, os mais de 400 participantes puderam conferir produtos personalizados da Loja do Museu de Fauna da Caatinga tais como camisas, bonés, taças, copos, quebra-cabeças e publicações tais como ‘Caatinga Selvagem’, ‘Borboletas no Vale do Catimbau – Guia de espécies e flores visitadas’, e a cartilha de educação ambiental infantil ‘Brincando na Caatinga – jogos e passatempos’. O que também atraiu muitos olhares atentos foi um tamanduá-mirim taxidermizado, integrante do acervo de mais de 40 peças em exposição no Museu, ilustrando assim a rica fauna encontrada na Caatinga.

Na tarde da terça-feira (19), os estagiários Ana Carolina Alencar e Dailton Morais apresentaram seus pôsteres para os participantes do congresso. Já na quarta-feira (20), foi a vez das analistas ambientais Cibele Zanon e Talita Rosa. A bióloga Cibele Zanon contribuiu junto à SBMz na revisão de resumos expostos durante os eventos. “Foi motivador e enriquecedor termos a oportunidade de participar de um evento de tamanha importância para a mastozoologia brasileira, apresentando dados inéditos e relevantes sobre os mamíferos da Caatinga stricto sensu”, ressaltou.

Para o professor da Universidade Federal de Goiás e presidente da comissão organizadora do 9º CBMZ e 9º EBEQ, Marlon Zortéa, a participação do Centro foi muito significativa. “Nesse tipo de evento nós sempre contamos com parceiros que são importantes, pois também proporcionam que o evento se realize. Nesse sentido, o Cemafauna tanto deu mais visibilidade ao projeto quanto abrilhantou ainda mais o nosso evento.”, afirmou Zortéa.

A então presidente da Sociedade, Cibele Bonvicino, visitou o stand do Cemafauna e recebeu da equipe um exemplar do livro 'Caatinga Selvagem - O legado de um projeto de desenvolvimento para a conservação da fauna', dedicado ao acervo da SBMz. Ela parabenizou o Cemafauna pelo trabalho desenvolvido e também agradeceu a participação da equipe durante o congresso.

Confira os títulos e autores dos trabalhos apresentados pelos estagiários e analistas:

1 - Dados sobre a dieta de morcegos registrados no Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional - Ana Carolina Alencar, Cibele Zanon, Luiz Cezar Pereira, Patricia Nicola.

2 - Mamíferos cinegéticos em áreas de Caatinga Stricto sensu do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional - Dailton Morais, Cibele Zanon, Luiz Cezar Pereira, Patricia Nicola.

3 - Relatos de ocupação oportunística por pequenos mamíferos em áreas do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional - Cibele Zanon, Talita Rosa, Luiz Cezar Pereira e Patricia Nicola.

4 - Registro de Wiedomys pyrrhorhinos (Rodentia Cricetidae) parasitado por cuterebridae em áreas de Caatinga Strictu sensu - Talita Rosa, Cibele Zanon, Fabrício Lima, Luiz Cezar Pereira, Patricia Nicola.

Fonte: Texto e fotos - Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna