Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

27/09
2017

Cemafauna participa de eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Mastozoologia em Pirenópolis-GO

Durante os dias 17 a 21 desse mês, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) participou do 9° Congresso Brasileiro de Mastozoologia (9º CBMZ) e do 9° Encontro Brasileiro para Estudo de Quirópteros (9º EBEQ), ambos promovidos pela Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz) em Pirenópolis-GO. Numa programação bastante diversificada, contando com importantes mastozoólogos nacionais e internacionais, palestras e minicursos; analistas e estagiários do Centro tiveram a oportunidade de apresentar pôsteres de trabalhos desenvolvidos sobre quirópteros, pequenos mamíferos não voadores e mamíferos cinegéticos da Caatinga stricto sensu.

No stand do Cemafauna, os mais de 400 participantes puderam conferir produtos personalizados da Loja do Museu de Fauna da Caatinga tais como camisas, bonés, taças, copos, quebra-cabeças e publicações tais como ‘Caatinga Selvagem’, ‘Borboletas no Vale do Catimbau – Guia de espécies e flores visitadas’, e a cartilha de educação ambiental infantil ‘Brincando na Caatinga – jogos e passatempos’. O que também atraiu muitos olhares atentos foi um tamanduá-mirim taxidermizado, integrante do acervo de mais de 40 peças em exposição no Museu, ilustrando assim a rica fauna encontrada na Caatinga.

Na tarde da terça-feira (19), os estagiários Ana Carolina Alencar e Dailton Morais apresentaram seus pôsteres para os participantes do congresso. Já na quarta-feira (20), foi a vez das analistas ambientais Cibele Zanon e Talita Rosa. A bióloga Cibele Zanon contribuiu junto à SBMz na revisão de resumos expostos durante os eventos. “Foi motivador e enriquecedor termos a oportunidade de participar de um evento de tamanha importância para a mastozoologia brasileira, apresentando dados inéditos e relevantes sobre os mamíferos da Caatinga stricto sensu”, ressaltou.

Para o professor da Universidade Federal de Goiás e presidente da comissão organizadora do 9º CBMZ e 9º EBEQ, Marlon Zortéa, a participação do Centro foi muito significativa. “Nesse tipo de evento nós sempre contamos com parceiros que são importantes, pois também proporcionam que o evento se realize. Nesse sentido, o Cemafauna tanto deu mais visibilidade ao projeto quanto abrilhantou ainda mais o nosso evento.”, afirmou Zortéa.

A então presidente da Sociedade, Cibele Bonvicino, visitou o stand do Cemafauna e recebeu da equipe um exemplar do livro 'Caatinga Selvagem - O legado de um projeto de desenvolvimento para a conservação da fauna', dedicado ao acervo da SBMz. Ela parabenizou o Cemafauna pelo trabalho desenvolvido e também agradeceu a participação da equipe durante o congresso.

 

Confira os títulos e autores dos trabalhos apresentados pelos estagiários e analistas:

1 - Dados sobre a dieta de morcegos registrados no Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional - Ana Carolina Alencar, Cibele Zanon, Luiz Cezar Pereira, Patricia Nicola.

2 - Mamíferos cinegéticos em áreas de Caatinga Stricto sensu do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional - Dailton Morais, Cibele Zanon, Luiz Cezar Pereira, Patricia Nicola.

3 - Relatos de ocupação oportunística por pequenos mamíferos em áreas do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional - Cibele Zanon, Talita Rosa, Luiz Cezar Pereira e Patricia Nicola.

4 - Registro de Wiedomys pyrrhorhinos (Rodentia Cricetidae) parasitado por cuterebridae em áreas de Caatinga Strictu sensu - Talita Rosa, Cibele Zanon, Fabrício Lima, Luiz Cezar Pereira, Patricia Nicola.

Fonte: Texto e fotos - Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3 4 5 6

Agende sua visita

Para agendar sua visita clique aqui e preencha o formulário. Em breve entraremos em contato.

Ficaremos felizes com sua visita.

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem sua sede em Petrolina-PE, mas sua área de atuação estende-se por todo o semiárido nordestino do Brasil, que compreende uma extensão de 982.563,3 km². Além dos diversos municípios que abrigam a obra do Projeto de Integração do São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará, o Centro também realiza ações no estado da Bahia participando de operações de fiscalização ambiental a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com diversos órgãos ambientais. 

Quem somos e o que fazemos? Confira aqui!

Nessa reportagem, exibida no programa "Como Será?" no dia 11 de julho de 2015, você confere como é feito o trabalho de conservação e manejo de fauna realizado pelos analistas ambientais, professores e estagiários do Cemafauna Caatinga, nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).  

Conheça o trabalho do Cemafauna Caatinga assistindo este vídeo.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão desenvolver práticas de cunho socioambiental, buscando preservar o meio ambiente em favor dos animais do bioma caatinga. Para tanto, viabiliza ações nos âmbitos estrutural, tecnológico, educacional e pedagógico, nutricional e humano. 

Compre aqui seu exemplar de 'Caatinga Selvagem'!

Acesse o link acima e saiba como adquiri-lo. 

Em fevereiro/2012 um grupo contendo 46 Amazona aestiva, oriundos do comércio ilegal, foram liberados em um recinto com área de aproximadamente 750m² e com 8 metros de altura. Em abril/2012, 04 (quatro) ovos de A. aestiva foram encontrados nos troncos, mostrando que é possivel estabelecer um programa sério de reabilitação dessa espécie e de outras espécies. Esse projeto é uma parceria entre a CPRH, IBAMA-Recife e CEMAFAUNA.

Serviços

¬ mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

(87) 2101-4853 / 2101-4821 / 2101-4818

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco