Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

28/09
2017

Cemafauna realiza ações de educação ambiental em comemoração a 11ª Primavera dos Museus

Muitas memórias sobre o Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) foram reveladas entre os dias 18 a 22 desse mês, durante a semana dedicada à 11ª edição da Primavera dos Museus promovida nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O período oficial da 11ª Primavera dos Museus foi de 18 a 24 de setembro desse ano.

O tema sugerido pelo Ibram foi ‘Museus e suas memórias’, tendo como um dos objetivos a imersão em si pelas próprias instituições culturais participantes para refletirem junto com a comunidade dos arredores nos quais os museus estão inseridos e todo o processo que levou à sua existência. Cadastrado no Instituto em 2015, o Museu de Fauna da Caatinga desde 2012 já realiza durante todo o ano visitas guiadas e programações de cunho educativo através de palestras. Nessa edição, o Cemafauna mostrou como surgiu o Museu, quais os processos ideológicos que levaram a sua instalação.  

Cerca de 200 pessoas, entre público em geral, professores e estudantes tanto do Ensino Fundamental quanto do Médio de quatro escolas dos municípios de Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, ambos de Pernambuco e uma de Juazeiro na Bahia participaram da programação que contou com palestras, exibição de vídeos temáticos, atividades lúdicas e visita guiada para apresentar o acervo em exposição no Museu, descrevendo sobre cada peça, suas características e histórico.

"Foi uma semana muito rica no que concerne a intercâmbio de aprendizado. Foram realizadas atividades lúdicas ao público infantil, palestras e mostra de vídeos educacionais. Promovemos também a releitura da memória do museu em conjunto com a apresentação de animais vivos, com o propósito de orientar os alunos quanto à conservação da fauna caatinga", ressaltou Jacilda Queiroz, responsável pelo agendamento e recepção de visitas ao museu.

“Os estudantes ficaram encantados e puderam aprender mais o que só tinham visto, até então, em sala de aula e também como é feito o trabalho com os animais desde o seu resgate até o momento que são devolvidos ao seu habitat natural. Fomos recepcionados de forma calorosa e com a certeza de que retornaremos em breve com os outros estudantes”, afirmou Alecsandra Lima, professora da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Edite Matos, de Santa Maria da Boa Vista-PE, uma das escolas visitantes durante a semana.

Visitantes - Cerca de 14 mil pessoas já visitaram o Museu de Fauna, entre estudantes, professores, pesquisadores, servidores públicos advindos de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande/PE, Juazeiro, Sobradinho e Jaguarari/BA, e de estados como Piauí, Alagoas, Minas Gerais, Paraná, como também de países a exemplo dos Estados Unidos, Japão, França, Alemanha, México e Taiwan.

 

Fotos - Jacilda Queiroz e Kathianne Souza

Fonte: Texto - Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3 4 5 6

Agende sua visita

Para agendar sua visita clique aqui e preencha o formulário. Em breve entraremos em contato.

Ficaremos felizes com sua visita.

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem sua sede em Petrolina-PE, mas sua área de atuação estende-se por todo o semiárido nordestino do Brasil, que compreende uma extensão de 982.563,3 km². Além dos diversos municípios que abrigam a obra do Projeto de Integração do São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará, o Centro também realiza ações no estado da Bahia participando de operações de fiscalização ambiental a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com diversos órgãos ambientais. 

Quem somos e o que fazemos? Confira aqui!

Nessa reportagem, exibida no programa "Como Será?" no dia 11 de julho de 2015, você confere como é feito o trabalho de conservação e manejo de fauna realizado pelos analistas ambientais, professores e estagiários do Cemafauna Caatinga, nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).  

Conheça o trabalho do Cemafauna Caatinga assistindo este vídeo.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão desenvolver práticas de cunho socioambiental, buscando preservar o meio ambiente em favor dos animais do bioma caatinga. Para tanto, viabiliza ações nos âmbitos estrutural, tecnológico, educacional e pedagógico, nutricional e humano. 

Compre aqui seu exemplar de 'Caatinga Selvagem'!

Acesse o link acima e saiba como adquiri-lo. 

Em fevereiro/2012 um grupo contendo 46 Amazona aestiva, oriundos do comércio ilegal, foram liberados em um recinto com área de aproximadamente 750m² e com 8 metros de altura. Em abril/2012, 04 (quatro) ovos de A. aestiva foram encontrados nos troncos, mostrando que é possivel estabelecer um programa sério de reabilitação dessa espécie e de outras espécies. Esse projeto é uma parceria entre a CPRH, IBAMA-Recife e CEMAFAUNA.

Serviços

¬ mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

(87) 2101-4853 / 2101-4821 / 2101-4818

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco