28/09
2017
Muitas memórias sobre o Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) foram reveladas entre os dias 18 a 22 desse mês, durante a semana dedicada à 11ª edição da Primavera dos Museus promovida nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O período oficial da 11ª Primavera dos Museus foi de 18 a 24 de setembro desse ano.
O tema sugerido pelo Ibram foi ‘Museus e suas memórias’, tendo como um dos objetivos a imersão em si pelas próprias instituições culturais participantes para refletirem junto com a comunidade dos arredores nos quais os museus estão inseridos e todo o processo que levou à sua existência. Cadastrado no Instituto em 2015, o Museu de Fauna da Caatinga desde 2012 já realiza durante todo o ano visitas guiadas e programações de cunho educativo através de palestras. Nessa edição, o Cemafauna mostrou como surgiu o Museu, quais os processos ideológicos que levaram a sua instalação.
Cerca de 200 pessoas, entre público em geral, professores e estudantes tanto do Ensino Fundamental quanto do Médio de quatro escolas dos municípios de Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, ambos de Pernambuco e uma de Juazeiro na Bahia participaram da programação que contou com palestras, exibição de vídeos temáticos, atividades lúdicas e visita guiada para apresentar o acervo em exposição no Museu, descrevendo sobre cada peça, suas características e histórico.
"Foi uma semana muito rica no que concerne a intercâmbio de aprendizado. Foram realizadas atividades lúdicas ao público infantil, palestras e mostra de vídeos educacionais. Promovemos também a releitura da memória do museu em conjunto com a apresentação de animais vivos, com o propósito de orientar os alunos quanto à conservação da fauna caatinga", ressaltou Jacilda Queiroz, responsável pelo agendamento e recepção de visitas ao museu.
“Os estudantes ficaram encantados e puderam aprender mais o que só tinham visto, até então, em sala de aula e também como é feito o trabalho com os animais desde o seu resgate até o momento que são devolvidos ao seu habitat natural. Fomos recepcionados de forma calorosa e com a certeza de que retornaremos em breve com os outros estudantes”, afirmou Alecsandra Lima, professora da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Edite Matos, de Santa Maria da Boa Vista-PE, uma das escolas visitantes durante a semana.
Visitantes - Cerca de 14 mil pessoas já visitaram o Museu de Fauna, entre estudantes, professores, pesquisadores, servidores públicos advindos de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande/PE, Juazeiro, Sobradinho e Jaguarari/BA, e de estados como Piauí, Alagoas, Minas Gerais, Paraná, como também de países a exemplo dos Estados Unidos, Japão, França, Alemanha, México e Taiwan.
Fotos - Jacilda Queiroz e Kathianne Souza
Fonte: Texto - Jaquelyne Costa/Ascom CemafaunaNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco