Cemafauna realiza ações de educação ambiental em comemoração a 11ª Primavera dos Museus

Muitas memórias sobre o Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) foram reveladas entre os dias 18 a 22 desse mês, durante a semana dedicada à 11ª edição da Primavera dos Museus promovida nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O período oficial da 11ª Primavera dos Museus foi de 18 a 24 de setembro desse ano.

O tema sugerido pelo Ibram foi ‘Museus e suas memórias’, tendo como um dos objetivos a imersão em si pelas próprias instituições culturais participantes para refletirem junto com a comunidade dos arredores nos quais os museus estão inseridos e todo o processo que levou à sua existência. Cadastrado no Instituto em 2015, o Museu de Fauna da Caatinga desde 2012 já realiza durante todo o ano visitas guiadas e programações de cunho educativo através de palestras. Nessa edição, o Cemafauna mostrou como surgiu o Museu, quais os processos ideológicos que levaram a sua instalação.

Cerca de 200 pessoas, entre público em geral, professores e estudantes tanto do Ensino Fundamental quanto do Médio de quatro escolas dos municípios de Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, ambos de Pernambuco e uma de Juazeiro na Bahia participaram da programação que contou com palestras, exibição de vídeos temáticos, atividades lúdicas e visita guiada para apresentar o acervo em exposição no Museu, descrevendo sobre cada peça, suas características e histórico.

"Foi uma semana muito rica no que concerne a intercâmbio de aprendizado. Foram realizadas atividades lúdicas ao público infantil, palestras e mostra de vídeos educacionais. Promovemos também a releitura da memória do museu em conjunto com a apresentação de animais vivos, com o propósito de orientar os alunos quanto à conservação da fauna caatinga", ressaltou Jacilda Queiroz, responsável pelo agendamento e recepção de visitas ao museu.

“Os estudantes ficaram encantados e puderam aprender mais o que só tinham visto, até então, em sala de aula e também como é feito o trabalho com os animais desde o seu resgate até o momento que são devolvidos ao seu habitat natural. Fomos recepcionados de forma calorosa e com a certeza de que retornaremos em breve com os outros estudantes”, afirmou Alecsandra Lima, professora da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Edite Matos, de Santa Maria da Boa Vista-PE, uma das escolas visitantes durante a semana.

Visitantes - Cerca de 14 mil pessoas já visitaram o Museu de Fauna, entre estudantes, professores, pesquisadores, servidores públicos advindos de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande/PE, Juazeiro, Sobradinho e Jaguarari/BA, e de estados como Piauí, Alagoas, Minas Gerais, Paraná, como também de países a exemplo dos Estados Unidos, Japão, França, Alemanha, México e Taiwan.

Fotos - Jacilda Queiroz e Kathianne Souza

Fonte: Texto - Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna