30/11
2017
Na próxima sexta-feira (01), às 10h30, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) localizado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina-PE, sediará palestra relacionada ao ‘Projeto Ararinha na Natureza’ executado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. A ministrante Cristine Prates é pesquisadora e uma das responsáveis pelas atividades de campo desenvolvidas pelo Projeto.
Durante a ocasião, a pesquisadora discorrerá sobre as atividades que são desenvolvidas em campo no município de Curaçá-BA, habitat histórico da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), onde será construído o Centro de Reintrodução e Reprodução da Ararinha-Azul, além de lançar convocatória para que estudantes e outras pessoas interessadas no tema que possam ser estagiários do ‘Projeto Ararinha na Natureza’, um dos maiores projetos de conservação de espécies do país em execução.
Recentemente, o Cemafauna recebeu uma oficina do ICMBio sobre o PAN para a conservação da Ararinha-azul que é coordenado pela médica veterinária e analista ambiental do ICMBio Camile Lugarini. O evento contou com um público específico composto por pesquisadores, representantes comunitários, gestores públicos das três esferas governamentais, empresas, dentre outros atores importantes no âmbito da conservação da espécie.
Serviço:
Data: 01 de dezembro de 2017.
Local de realização: Auditório do Museu de Fauna da Caatinga no Cemafauna Caatinga, Campus Ciências Agrárias da Univasf, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1, Petrolina-PE.
Telefone: (87) 2101-4853
Foto - Cristine Prates
Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom CemafaunaNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco