Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

23/01
2018

Filhotes de saruê são resgatados e entregues aos cuidados do Cemafauna

Uma atitude generosa aconteceu na última sexta-feira (19). Um empresário da região, que passava pela PE 626 durante o período noturno, encontrou uma fêmea da espécie saruê (Didelphis albiventris) atropelada na estrada no sentido Pedrinhas em Petrolina-PE. Ao parar o carro percebeu que no ventre do animal, onde se encontra o marsúpio (bolsa situada na região inguinal) havia alguns movimentos e logo viu que se tratava de filhotes. Ele buscou ajuda para salvar os 10 filhotes, pois a mãe já encontrava-se morta e contactou o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) onde realizou a entrega voluntária, preenchendo uma ficha cadastral sendo esse um procedimento raro, já que o Centro não é um órgão ambiental fiscalizador como IBAMA, Inema, CPRH, mas abriu exceção tendo em vista a extrema vulnerabilidade dos animais. 
 
Os filhotes passaram por avaliação clínica na maternidade do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Cemafauna onde estão sendo acompanhados e devidamente alimentados. A médica veterinária Adriana Alves informou ainda que eles permanecerão sob cuidados do CETAS até que tenham condições de retornar para a natureza. O saruê, também chamado de gambá-de-orelha-branca, timbu ou cassaco, é um pequeno marsupial encontrado em todo o Brasil, em diversos ecossistemas como o cerrado e a caatinga, é bastante adaptado à zona urbana devido à procura de alimentação. Uma curiosidade: esse indivíduo pode se alimentar de espécies peçonhentas como a jararaca porque é resistente ao veneno de serpentes.
 
Entrega voluntária de animais slivestres

Em caso de encontrar qualquer animal silvestre o ideal é chamar os órgãos fiscalizadores como IBAMA, INEMA e Ministério Público para realizarem a captura, eles são responsáveis pelo resgate e encaminhamento correto dos animais, sendo preciso primeiro o cadastro e toda a documentação necessária para esse procedimento. De acordo com a Lei Federal nº 9.605/98 é crime matar, perseguir, caçar, praticar atos de abuso e/ou maus tratos, dentre outras violações

Abaixo disponibilizamos os contatos de alguns desses órgãos:

IBAMA - Escritório Regional de Juazeiro

Juraci Meira de Lima
Chefe do Escritório Regional de Juazeiro
Rodovia BR-210 Juazeiro, Soradinho, Km 0
48905-050 Juazeiro – BA
Tel: (74) 3612-5176 
e-mail: juraci.lima@ibama.gov.br

Inema - Juazeiro

UR Sertão do São Francisco
Conjunto Habitacional Juazeiro 3 Lotes – 1 a 4. Esquina da rua G com a rua A – Ao lado do Batalhão e do Mercado Produtor.
CEP: 48.909-790
Tel.: (74) 3611-5203

Ministério Público Juazeiro – (74) 3611-7081
Ministério Público Petrolina – (87) 3866-6400
AMMA Petrolina - (87) 3861-4382
CPRH Recife – Rua de Santana, 367, Casa Forte

Recife - PE - Brasil. CEP: 52060-460 
Telefone: (81) 3182-8800
E-mail: cprhacs@cprh.pe.gov.br

UIGA - Petrolina (Sertão do São Francisco) 

Rua Presidente Dutra, 160 - Centro (Dentro da CODEVASF - 3ª SR) Petrolina - PE 
CEP: 56.304-230 
Telefone: (87) 3861.3462 

E-mail: ana.patricia@cprh.pe.gov.br  

Fonte: Jaquelyne Costa/ Ascom Cemafauna
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3 4 5 6

Agende sua visita

Para agendar sua visita clique aqui e preencha o formulário. Em breve entraremos em contato.

Ficaremos felizes com sua visita.

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem sua sede em Petrolina-PE, mas sua área de atuação estende-se por todo o semiárido nordestino do Brasil, que compreende uma extensão de 982.563,3 km². Além dos diversos municípios que abrigam a obra do Projeto de Integração do São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará, o Centro também realiza ações no estado da Bahia participando de operações de fiscalização ambiental a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com diversos órgãos ambientais. 

Quem somos e o que fazemos? Confira aqui!

Nessa reportagem, exibida no programa "Como Será?" no dia 11 de julho de 2015, você confere como é feito o trabalho de conservação e manejo de fauna realizado pelos analistas ambientais, professores e estagiários do Cemafauna Caatinga, nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).  

Conheça o trabalho do Cemafauna Caatinga assistindo este vídeo.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão desenvolver práticas de cunho socioambiental, buscando preservar o meio ambiente em favor dos animais do bioma caatinga. Para tanto, viabiliza ações nos âmbitos estrutural, tecnológico, educacional e pedagógico, nutricional e humano. 

Compre aqui seu exemplar de 'Caatinga Selvagem'!

Acesse o link acima e saiba como adquiri-lo. 

Em fevereiro/2012 um grupo contendo 46 Amazona aestiva, oriundos do comércio ilegal, foram liberados em um recinto com área de aproximadamente 750m² e com 8 metros de altura. Em abril/2012, 04 (quatro) ovos de A. aestiva foram encontrados nos troncos, mostrando que é possivel estabelecer um programa sério de reabilitação dessa espécie e de outras espécies. Esse projeto é uma parceria entre a CPRH, IBAMA-Recife e CEMAFAUNA.

Serviços

¬ mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

(87) 2101-4853 / 2101-4821 / 2101-4818

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco