06/02
2018
Na última sexta-feira, 02, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) retomou seu projeto científico-cultural 'First Friday', realizando sua primeira sessão de 2018; e contou com a participação de profissionais de diversas áreas e estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Nessa primeira sessão, o público pôde presenciar uma conversa com o biólogo Thiago Filadelfo sobre as ações previstas no Plano de Ação Nacional para Conservação da arara-azul-de-lear (PAN/ICMBio): soltura experimental de araras no Boqueirão da Onça buscando um revigoramento desta população funcionalmente extinta, rastrear indivíduos soltos, identificar áreas prioritárias para sua sobrevivência e protegê-los.
Thiago Filadelfo é biólogo formado na Universidade Federal da Bahia, com mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília. Sua formação acadêmica foi direcionada para a área ornitológica, com foco na biologia reprodutiva das aves. Colabora com o Projeto de Pesquisa e Conservação da Arara-azul-de-lear há 10 anos e, atualmente, está à frente da coordenação do Projeto de Soltura Experimental da Arara-azul-de-lear no Boqueirão da Onça. “Acho uma iniciativa muito louvável da instituição em proporcionar, aos estudantes no tempo da graduação, esse tipo de relato de pesquisas de fora da universidade. Vivenciar esse momento, trazer isso até estudantes, professores e profissionais das mais diversas áreas foi muito legal. Nós esperamos poder proporcionar opções de estágio, deixar aqui um pouquinho do que fazemos, nosso contato e firmar parcerias duradouras”, afirmou Filadelfo.
Para Flávia Martins, professora da disciplina de Ecologia da Universidade de Pernambuco (UPE) campus Petrolina, a ideia de retomar o evento ‘First Friday’ foi bem produtiva. “Achei bem interessante porque nós discutimos temas importantes para a conservação, para a ecologia, para o conhecimento da Caatinga. Tem uma linguagem acessível para os estudantes e vamos divulgar lá no Campus para que cada vez mais pessoas participem”, disse Martins.
A próxima sessão será dia 02 de março, às 16h, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, Campus de Ciências Agrárias da Univasf, zona rural de Petrolina. Em breve serão divulgados tema e palestrante.
First Friday
Uma vez por mês, o Museu de Fauna fica aberto até 18 horas para uma discussão científica emocionante seguida de happy hour e um passeio pelo Museu, onde a pessoa conhecerá o acervo de cerca de 40 peças de animais silvestres taxidermizados, todos do bioma Caatinga. Esse é um programa para um público de todas as idades interessado em discutir de forma dinâmica CIÊNCIA. Com início previsto para as 16 horas, as palestras têm duração mínima de 1 hora. A entrada é limitada em 100 participantes que devem realizar sua inscrição (informando seu nome completo, CPF, telefone e e-mail) no valor de R$ 15,00 até a quinta-feira que antecede o evento na recepção do CETAS Cemafauna. A coordenação comunica ainda que para receber o certificado é preciso participar do primeiro ciclo das cinco sessões que acontecerão ao longo desse primeiro semestre. Aos participantes também será concedido o transporte para deslocamento do Cemafauna até a Univasf centro após o encerramento da sessão.
Fonte: Jaquelyne Costa/ Ascom Cemafauna
Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco