Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

11/03
2018

Foto-legenda: Cemafauna é pauta de matéria do jornal Folha de São Paulo

Na sexta-feira, 02, uma equipe do jornal Folha de S. Paulo realizou entrevista com a gerente de estudos e projetos, Vera Uhde, sobre o monitoramento de ictiofauna realizado pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) nas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), conforme estabelecido no Plano Básico Ambiental de Conservação de Fauna e Flora 23 (PBA 23) do Ministério da Integração Nacional (MI). O Cemafauna é sediado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco, zona rural de Petrolina-PE e coordenado pelos professores Luiz Cezar Pereira e Patricia Nicola.

A reportagem abordará um ano de transposição do Eixo Leste e a ideia é mostrar vários aspectos da obra. A equipe começou em Campina Grande pontuando o abastecimento urbano, alguns projetos agrícolas e em Petrolina veio conhecer a experiência de monitoramento, dentro da universidade, com relação à fauna e à flora. O repórter Fabiano Maisonnave comentou sobre a dimensão do Centro e a importância de sua existência no PISF. “Me parece bastante completo, tanto em termos de número de pessoas nos laboratórios  como na abrangência, me impressiona muito o fato de haver acompanhamento também dos insetos, que é uma coisa que não tinha visto em nenhum outro lugar. Realmente impressiona pela abrangência do escopo do monitoramento”, disse.

A matéria da Folha de S. Paulo você confere aqui.

Fonte: Texto e foto – Jaquelyne Costa/ Ascom Cemafauna
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3 4 5 6

Agende sua visita

Para agendar sua visita clique aqui e preencha o formulário. Em breve entraremos em contato.

Ficaremos felizes com sua visita.

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem sua sede em Petrolina-PE, mas sua área de atuação estende-se por todo o semiárido nordestino do Brasil, que compreende uma extensão de 982.563,3 km². Além dos diversos municípios que abrigam a obra do Projeto de Integração do São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará, o Centro também realiza ações no estado da Bahia participando de operações de fiscalização ambiental a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com diversos órgãos ambientais. 

Quem somos e o que fazemos? Confira aqui!

Nessa reportagem, exibida no programa "Como Será?" no dia 11 de julho de 2015, você confere como é feito o trabalho de conservação e manejo de fauna realizado pelos analistas ambientais, professores e estagiários do Cemafauna Caatinga, nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).  

Conheça o trabalho do Cemafauna Caatinga assistindo este vídeo.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão desenvolver práticas de cunho socioambiental, buscando preservar o meio ambiente em favor dos animais do bioma caatinga. Para tanto, viabiliza ações nos âmbitos estrutural, tecnológico, educacional e pedagógico, nutricional e humano. 

Compre aqui seu exemplar de 'Caatinga Selvagem'!

Acesse o link acima e saiba como adquiri-lo. 

Em fevereiro/2012 um grupo contendo 46 Amazona aestiva, oriundos do comércio ilegal, foram liberados em um recinto com área de aproximadamente 750m² e com 8 metros de altura. Em abril/2012, 04 (quatro) ovos de A. aestiva foram encontrados nos troncos, mostrando que é possivel estabelecer um programa sério de reabilitação dessa espécie e de outras espécies. Esse projeto é uma parceria entre a CPRH, IBAMA-Recife e CEMAFAUNA.

Serviços

¬ mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

(87) 2101-4853 / 2101-4821 / 2101-4818

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco