Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

11/03
2018

Foto-legenda: Cemafauna é pauta de matéria do jornal Folha de São Paulo

Na sexta-feira, 02, uma equipe do jornal Folha de S. Paulo realizou entrevista com a gerente de estudos e projetos, Vera Uhde, sobre o monitoramento de ictiofauna realizado pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) nas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), conforme estabelecido no Plano Básico Ambiental de Conservação de Fauna e Flora 23 (PBA 23) do Ministério da Integração Nacional (MI). O Cemafauna é sediado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco, zona rural de Petrolina-PE e coordenado pelos professores Luiz Cezar Pereira e Patricia Nicola.

A reportagem abordará um ano de transposição do Eixo Leste e a ideia é mostrar vários aspectos da obra. A equipe começou em Campina Grande pontuando o abastecimento urbano, alguns projetos agrícolas e em Petrolina veio conhecer a experiência de monitoramento, dentro da universidade, com relação à fauna e à flora. O repórter Fabiano Maisonnave comentou sobre a dimensão do Centro e a importância de sua existência no PISF. “Me parece bastante completo, tanto em termos de número de pessoas nos laboratórios  como na abrangência, me impressiona muito o fato de haver acompanhamento também dos insetos, que é uma coisa que não tinha visto em nenhum outro lugar. Realmente impressiona pela abrangência do escopo do monitoramento”, disse.

A matéria da Folha de S. Paulo você confere aqui.

Fonte: Texto e foto – Jaquelyne Costa/ Ascom Cemafauna
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.

Conheça nossos resultados!

São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores. 

Já visitou a nossa loja?

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco