As aves como bioindicadoras da qualidade ambiental dos Ecossistemas Aquáticos é tema de 3ª sessão do First Friday do Cemafauna Caatinga

O evento acontecerá no dia 06 de abril no auditório do Museu de Fauna da Caatinga no Campus de Ciências Agrárias da Univasf

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), situado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina-PE, convida a comunidade local e acadêmica para a terceira sessão de 2018 do projeto científico-cultural 'First Friday', às 16h no dia 06 de abril, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga. O tema proposto é “As aves como bioindicadoras da qualidade ambiental dos Ecossistemas Aquáticos” a ser ministrado pela professora Flávia Martins.

Segundo a conferencista, serão apresentadas, inicialmente as principais diferenças na estrutura e dinâmica dos ecossistemas lóticos e lênticos e a importância da manutenção e conservação desses ecossistemas para a biodiversidade da Caatinga. Resultados preliminares sobre a dinâmica e estrutura da comunidade de Aves em lagoas temporárias, reservatórios e ilhas fluviais serão discutidos, bem como as ameaças que sofrem e as perspectivas futuras de estudos e pesquisas, destacando o papel das aves como bioindicadoras. O objetivo dessa sessão é também discutir o papel das universidades e instituições de pesquisa para auxiliar no manejo e na divulgação da informação e tomada de decisões pela sociedade e órgãos competentes.

Sobre a conferencista – Flávia Martins é licenciada em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília. Atualmente professora adjunta da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina (UPE), vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, coordenadora do Laboratório de Ecologia e Geologia e professora colaboradora do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Ambiental para o Semiárido da UPE. Desenvolve pesquisas com Ecologia e Conservação de Aves, projetos e atividades nas áreas da Didática do Ensino Superior e Didática das Ciências Naturais.

First Friday

Uma vez por mês, o Museu de Fauna fica aberto até as 18 horas para uma discussão científica emocionante seguida de um happy hour e um passeio pelo Museu, onde a pessoa conhecerá o acervo de cerca de 40 peças de animais silvestres taxidermizados, todos do bioma Caatinga. Esse é um programa para um público de todas as idades interessado em discutir de forma dinâmica CIÊNCIA. Com início previsto para as 16 horas, as palestras têm duração mínima de 1 hora. A entrada é limitada em 100 participantes que devem realizar sua inscrição (informando seu nome completo, CPF, telefone e e-mail) no valor de R$ 15,00 até a quinta-feira que antecede o evento na recepção do CETAS Cemafauna.

A coordenação comunica ainda que para receber o certificado é preciso participar do primeiro ciclo das cinco sessões que acontecerão ao longo desse primeiro semestre. Aos participantes também será concedido o transporte para deslocamento do Cemafauna até a Univasf Campus Centro após o encerramento da sessão.

First Friday - 3ª sessão de 2018

Tema - ‘As aves como bioindicadoras da qualidade ambiental dos Ecossistemas Aquáticos’

Data - 06/04/2018

Horário - 16h

Local - Auditório do Museu de Fauna da Caatinga, Campus de Ciências Agrárias da Univasf, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 em Petrolina-PE.

Outras informações – museu.cemafauna@univasf.edu.br

Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna