08/06
2018
Na última quinta-feira (07), o auditório do Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) recebeu o evento da Posse dos novos representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente, como encerramento da programação da Semana do Meio Ambiente (COMDEMA), promovido pela Prefeitura Municipal de Petrolina por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).
Dentre os novos conselheiros estão os professores Luiz Cezar Pereira, coordenador do Cemafauna e Renato Garcia, coordenador do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA), ambos inseridos no Plano Básico Ambiental de Conservação de Fauna e Flora (PBA 23) do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).
De acordo com informações da Prefeitura, são 23 membros titulares e mais 23 suplentes que compõe o órgão municipal até 2020. Dentre as finalidades deste Conselho estão participar da elaboração de políticas públicas e diretrizes ambientais; sensibilizar a sociedade para a consciência, educação e sustentabilidade ambiental; e fiscalizar a execução das ações voltadas para o meio ambiente do Município de Petrolina.
Para o diretor-presidente da AMMA, Pedro Neto, o Conselho é um instrumento de cidadania. “É muito importante entendermos que o que fazemos aqui hoje é um exercício de cidadania e democracia. Abre-se um canal de diálogo, e assim teremos uma gestão ambiental linear, para que cada um de nós possa chegar a uma importante mensagem de cuidado e responsabilidade com o meio ambiente”, disse.
Estiveram presentes durante o evento autoridades, membros da sociedade civil, estudantes e pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco, dentre eles o reitor da universidade, o professor Julianeli Tolentino de Lima. Para o coordenador do Cemafauna, professor Luiz Cezar, que ministrou a palestra ‘Conservação da Caatinga: PISF, um estudo de caso’, “esse é um grande passo que se dá para que todos estejam mais despertos para a conservação da natureza, principalmente, da Caatinga, área de atuação do órgão e um dos biomas que ainda recebem pouquíssima atenção dos pesquisadores de um modo geral”, concluiu.
Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco