5ª Sessão do First Friday propõe a discussão do tema - Isto é Conservação!

‘Isto é Conservação’ será o próximo tema a ser debatido na quinta sessão do projeto científico-cultural 'First Friday', realizado pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), situado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina-PE. No dia 06 de julho, às 9h, o auditório do Museu de Fauna da Caatinga espera receber estudantes, professores e profissionais da área da ecologia, biologia, medicina veterinária para discutir sobre o tema proposto ministrado pela bióloga Claudia Campos, pesquisadora no “Instituto Pró-Carnívoros”, coordenadora e pesquisadora no “Programa Amigos da Onça”.

Sobre o tema

A equipe do Programa Amigos da Onça atua desde 2012 em uma região conhecida como Boqueirão da Onça, norte do estado da Bahia, em pleno bioma Caatinga. Suas pesquisas e ações são voltadas para a conservação dos dois maiores felinos das Américas, as onças-pardas e as onças-pintadas. Como em outros lugares do mundo que têm a atuação de pesquisadores para a conservação de grandes felinos, os nossos desafios com estas duas espécies - além da nossa própria espécie, que historicamente tem conflitos com as onças - são muitos e muitas vezes desconhecidos pelo público e pela própria comunidade científica. Assim, apresentaremos primeiramente o que é o Programa (histórico, projetos e ações desenvolvidas), e posteriormente focaremos nos bastidores das atividades, com exposição dos detalhes da região de atuação (hoje um mosaico de unidades de conservação federal) que ficou conhecida como a região mais desafiadora para os pesquisadores, e o que o futuro pode nos reservar.

Sobre a conferencista

Claudia Campos é Bióloga, com Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo em Biologia da Conservação (2012); Doutorado em Ecologia Aplicada (2009) e Mestrado em Ecologia de Agroecossistemas (2004 pela USP - Campus ESALQ (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"). É pesquisadora associada ao Instituto Pró-Carnívoros e pesquisadora colaboradora do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros - CENAP/ICMBio. Área de atuação: Ecologia e Biologia da Conservação de mamíferos de médio e grande porte, com ênfase em carnívoros. Coordenadora do “Programa Amigos da Onça: Grandes Predadores e Sociobiodiversidade na Caatinga”.

First Friday

Uma vez por mês, o Museu de Fauna fica aberto até as 17 horas para uma discussão científica emocionante seguida de um happy hour e um passeio pelo Museu, onde a pessoa conhecerá o acervo de cerca de 40 peças de animais silvestres taxidermizados, todos do bioma Caatinga. Esse é um programa para um público de todas as idades interessado em discutir de forma dinâmica CIÊNCIA. Com início previsto para as 9 horas, as palestras têm duração mínima de 1 hora. A entrada é limitada em 100 participantes que devem realizar sua inscrição (informando seu nome completo, CPF, telefone e e-mail para o endereço museu.cemafauna@univasf.edu.br) no valor de R$ 10,00 até a quinta-feira que antecede a sessão e realiza o pagamento no dia do evento com Edyane Klevis no hall do Museu.

A coordenação comunica ainda que para receber o certificado é preciso participar do primeiro ciclo das cinco sessões que acontecerão ao longo desse primeiro semestre. Aos participantes também será concedido o transporte para deslocamento no término da sessão saindo do Cemafauna até a Univasf Campus Centro.

First Friday - 5ª sessão de 2018

Tema – ‘Isto é Conservação’

Data - 06/07/2018

Horário - 9h

Local - Auditório do Museu de Fauna da Caatinga, Campus de Ciências Agrárias da Univasf, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 em Petrolina-PE.

Outras informações – museu.cemafauna@univasf.edu.br

Arte - Jéssiva Viviane