18/06
2018
‘Isto é Conservação’ será o próximo tema a ser debatido na quinta sessão do projeto científico-cultural 'First Friday', realizado pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), situado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina-PE. No dia 06 de julho, às 9h, o auditório do Museu de Fauna da Caatinga espera receber estudantes, professores e profissionais da área da ecologia, biologia, medicina veterinária para discutir sobre o tema proposto ministrado pela bióloga Claudia Campos, pesquisadora no “Instituto Pró-Carnívoros”, coordenadora e pesquisadora no “Programa Amigos da Onça”.
Sobre o tema
A equipe do Programa Amigos da Onça atua desde 2012 em uma região conhecida como Boqueirão da Onça, norte do estado da Bahia, em pleno bioma Caatinga. Suas pesquisas e ações são voltadas para a conservação dos dois maiores felinos das Américas, as onças-pardas e as onças-pintadas. Como em outros lugares do mundo que têm a atuação de pesquisadores para a conservação de grandes felinos, os nossos desafios com estas duas espécies - além da nossa própria espécie, que historicamente tem conflitos com as onças - são muitos e muitas vezes desconhecidos pelo público e pela própria comunidade científica. Assim, apresentaremos primeiramente o que é o Programa (histórico, projetos e ações desenvolvidas), e posteriormente focaremos nos bastidores das atividades, com exposição dos detalhes da região de atuação (hoje um mosaico de unidades de conservação federal) que ficou conhecida como a região mais desafiadora para os pesquisadores, e o que o futuro pode nos reservar.
Sobre a conferencista
Claudia Campos é Bióloga, com Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo em Biologia da Conservação (2012); Doutorado em Ecologia Aplicada (2009) e Mestrado em Ecologia de Agroecossistemas (2004 pela USP - Campus ESALQ (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"). É pesquisadora associada ao Instituto Pró-Carnívoros e pesquisadora colaboradora do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros - CENAP/ICMBio. Área de atuação: Ecologia e Biologia da Conservação de mamíferos de médio e grande porte, com ênfase em carnívoros. Coordenadora do “Programa Amigos da Onça: Grandes Predadores e Sociobiodiversidade na Caatinga”.
First Friday
Uma vez por mês, o Museu de Fauna fica aberto até as 17 horas para uma discussão científica emocionante seguida de um happy hour e um passeio pelo Museu, onde a pessoa conhecerá o acervo de cerca de 40 peças de animais silvestres taxidermizados, todos do bioma Caatinga. Esse é um programa para um público de todas as idades interessado em discutir de forma dinâmica CIÊNCIA. Com início previsto para as 9 horas, as palestras têm duração mínima de 1 hora. A entrada é limitada em 100 participantes que devem realizar sua inscrição (informando seu nome completo, CPF, telefone e e-mail para o endereço museu.cemafauna@univasf.edu.br) no valor de R$ 10,00 até a quinta-feira que antecede a sessão e realiza o pagamento no dia do evento com Edyane Klevis no hall do Museu.
A coordenação comunica ainda que para receber o certificado é preciso participar do primeiro ciclo das cinco sessões que acontecerão ao longo desse primeiro semestre. Aos participantes também será concedido o transporte para deslocamento no término da sessão saindo do Cemafauna até a Univasf Campus Centro.
Serviço
First Friday - 5ª sessão de 2018
Tema – ‘Isto é Conservação’
Data - 06/07/2018
Horário - 9h
Local - Auditório do Museu de Fauna da Caatinga, Campus de Ciências Agrárias da Univasf, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 em Petrolina-PE.
Outras informações – museu.cemafauna@univasf.edu.br
Arte - Jéssiva Viviane
Fonte: Jaquelyne Costa/ Ascom CemafaunaNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco