Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

30/07
2018

6ª Sessão do ‘First Friday’ acontecerá dia 03 de agosto em Petrolina

“Sistemas Agroflorestais: uma alternativa para a Caatinga?”. Esse é o tema da 6ª sessão do First Friday promovido pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), situado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina-PE.

No dia 03 de agosto, às 9h, o auditório do Museu de Fauna da Caatinga espera receber estudantes, professores e profissionais da área da ecologia, biologia, medicina veterinária, engenharia florestal para discutir sobre o tema proposto ministrado pela engenheira florestal Gabriella da Silva Ribeiro (USP).

Sobre o tema

O tema proposto tem como objetivo apresentar o projeto SAF Onda, proposto por Righi (2014), que apresenta uma forma de disposição das árvores de forma tridimensional pelo uso da altura dada a sequência temporal dos plantios. Além disso, serão destacados alguns resultados de produtividade, crescimento e arquitetura de copa já obtidos e concomitantemente a estes será abordada a relação dos SAFs com a conservação e manejo dos animais silvestres, ou seja, como estes sistemas díspares de produção influenciam na fauna e se é possível os sistemas agroflorestais servirem como ferramenta de aprimoração para a conservação destes animais.

Sobre a conferencista

Gabriella da Silva Ribeiro é graduanda em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo - ESALQ/USP. Realizou Iniciação Científica (2014 - 2017) pela FAPESP com ênfase em Sistemas Agroflorestais Silvipastoris e participou do Programa de Educação Tutorial (PET Ecologia - 2015/2016) com enfoque na formação ambiental, cidadã e humana através de projetos que unem o ensino, a pesquisa e a extensão.

 

First Friday

Uma vez por mês, o Museu de Fauna fica aberto até as 17 horas para uma discussão científica emocionante seguida de um happy hour e um passeio pelo Museu, onde a pessoa conhecerá o acervo de cerca de 40 peças de animais silvestres taxidermizados, todos do bioma Caatinga. Esse é um programa para um público de todas as idades interessado em discutir de forma dinâmica CIÊNCIA. Com início previsto para as 9 horas, as palestras têm duração mínima de 1 hora. A entrada é limitada em 100 participantes que devem realizar sua inscrição (informando seu nome completo, CPF, telefone e e-mail para o endereço museu.cemafauna@univasf.edu.br) no valor de R$ 10,00 até a quinta-feira que antecede a sessão e realiza o pagamento no dia do evento na recepção do Necmol do Cemafauna com Karelly Menezes.

A coordenação comunica ainda que para receber o certificado é preciso participar do primeiro ciclo das cinco sessões que acontecerão ao longo desse primeiro semestre. Aos participantes também será concedido o transporte para deslocamento no término da sessão saindo do Cemafauna até a Univasf Campus Centro.

 

Serviço

First Friday - 6ª sessão de 2018

Tema – “Sistemas Agroflorestais: uma alternativa para a Caatinga?”

Data - 03/087/2018

Horário - 9h

Local - Auditório do Museu de Fauna da Caatinga, Campus de Ciências Agrárias da Univasf, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 em Petrolina-PE.

Outras informações – museu.cemafauna@univasf.edu.br

 

Fonte: Jaquelyne Costa/ Ascom Cemafauna
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3 4 5 6

Agende sua visita

Para agendar sua visita clique aqui e preencha o formulário. Em breve entraremos em contato.

Ficaremos felizes com sua visita.

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem sua sede em Petrolina-PE, mas sua área de atuação estende-se por todo o semiárido nordestino do Brasil, que compreende uma extensão de 982.563,3 km². Além dos diversos municípios que abrigam a obra do Projeto de Integração do São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará, o Centro também realiza ações no estado da Bahia participando de operações de fiscalização ambiental a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com diversos órgãos ambientais. 

Quem somos e o que fazemos? Confira aqui!

Nessa reportagem, exibida no programa "Como Será?" no dia 11 de julho de 2015, você confere como é feito o trabalho de conservação e manejo de fauna realizado pelos analistas ambientais, professores e estagiários do Cemafauna Caatinga, nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).  

Conheça o trabalho do Cemafauna Caatinga assistindo este vídeo.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão desenvolver práticas de cunho socioambiental, buscando preservar o meio ambiente em favor dos animais do bioma caatinga. Para tanto, viabiliza ações nos âmbitos estrutural, tecnológico, educacional e pedagógico, nutricional e humano. 

Compre aqui seu exemplar de 'Caatinga Selvagem'!

Acesse o link acima e saiba como adquiri-lo. 

Em fevereiro/2012 um grupo contendo 46 Amazona aestiva, oriundos do comércio ilegal, foram liberados em um recinto com área de aproximadamente 750m² e com 8 metros de altura. Em abril/2012, 04 (quatro) ovos de A. aestiva foram encontrados nos troncos, mostrando que é possivel estabelecer um programa sério de reabilitação dessa espécie e de outras espécies. Esse projeto é uma parceria entre a CPRH, IBAMA-Recife e CEMAFAUNA.

Serviços

¬ mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

(87) 2101-4853 / 2101-4821 / 2101-4818

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco